7 de Novembro
Leitura bíblica: Salmo 40 e Tiago 4, 14b
Nossa vida é pautada em desafios que nos levam a uma busca incessante por conquistas. O Salmo 40 nos apresenta um grande desafio: “esperar pacientemente no Senhor!”
Por causa de nossa natureza humana, tendemos a não gostar de esperar, mas a espera gera em nós fortalecimento, modela nosso caráter e direciona nossos propósitos para que nossa vida esteja mais próxima da vontade de Deus.
Que alegria é cultivar, no coração, a certeza de que o Senhor dos Exércitos está conosco de que Deus d Jacó é o nosso refúgio.
Se Deus estiver na base da nossa vida e for presença constante ao nosso lado; se com Ele e Seu Reino nos comprometermos, e não apenas buscarmos ajuda quando nos faltem recursos; então datemos um importante passo para que nossa vida seja diferente.
Aquele que tem Deus na base de sua vida pode viver mais tranquilo e em paz, sem ansiedade quanto às suas necessidade presentes e futuras porque: “aos Seus, Ele o dá enquanto dormem”.
Quando, porventura, os ventos forem contrários, que experimentemos o refúgio e a fortaleza que a presença de Deus no concede através de Sua graça e poder. Em meio às dificuldades da vida, Ele nos dá a certeza de Sua presença, conforto, consolo e força para superar as adversidades e a certeza de que temos vida eterna por meio de Jesus Cristo.
A vida é uma questão de interpretação, mas a pessoa que vê a mão graciosa de Deus ao seu redor não corre o risco de se tornar uma pessoa insegura e sem perspectivas.
O Salmo 40 nos chama a uma tarefa difícil para nossos corações tão ansiosos: esperar no Senhor. Vivemos a cultura do imediatismo, do ter agora e a qualquer custo. Precisamos desenvolver a cultura do esperar tranquilamente, sossegada e pacientemente no Senhor, renovando a certeza de que Ele vem de encontro ao nosso coração.
Juliane Alves Curty Ribeiro