LIÇÕES

Devocional 08-07

8 de Julho

Leitura bíblica: Isaias 53.5

  • Ele foi ferido pelas nossas transgressões. Nos salvou do pecado – Cura espiritual.
  • O castigo que nos traz a paz. Paz interior – Cura da alma.
  • Pelas suas pisaduras fomos sarados – Cura física.

Áreas que precisam de cura – Mente, Vontade, Emoções:

  1. Mente – Sede da alma => Intelecto, pensamentos, memórias. Deus deu capacidade para o homem pensar, raciocinar, refletir, criar.

Com o pecado nossa mente ficou sujeita a pensamentos ruins como: medo, ódio, incredulidade, rebelião, crítica, inferioridade, fracasso etc.

A cura virá através: a) Renovação dos pensamentos para não pensar como o mundo pensa (Romanos 12.2); b) Ajustar meus pensamentos com os de Deus  (1ª Coríntios 2.16;Jeremias 29.11);c) Preencher a mente com pensamentos bons.

  1. Emoções – Ninguém pode ter comunhão com Deus através das áreas da alma, só em espírito: “Deus é Espírito e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (João 4.24).Muitos cristãos se preocupam demais com seus sentimentos. Exageram na importância deles. Nossas emoções foram afetadas pelo pecado e se caminharmos por emoções seremos inconstantes, inseguros e vulneráveis.

Como vencer os sentimentos negativos? Olhando às circunstâncias do ponto de vista de Deus. Josué e Calebe viram a possibilidade de vencer os inimigos e tomar a terra. Os demais espias viram os gigantes.  Os israelitas viram que Golias era grande demais para ser enfrentado. Davi viu que a testa do gigante era grande demais para errar uma pedrada.

  1. Vontade – Instrumento para tomar decisões. Poder de escolha. É através da vontade que o homem decide o seu destino e faz as suas escolhas. Deus deu ao homem poder de escolha para que ele escolhesse obedecê-lo e amá-lo. Para tomar decisões corretas precisamos conhecer a vontade de Deus. Ao perder a comunhão com Deus o homem ficou sem a base correta com a qual pudesse tomar decisões.

Alguns defeitos da vontade: inconstância, falta de iniciativa,  derrota, procrastinação, medo de fracassar, obstinação e indecisão. A cura virá quando ajustarmos nossa vontade com a vontade de Deus. Jesus nos ensinou que devemos escolher a vontade do Pai (Lucas 22.42; Mateus 6.10).

Aprenda com a parábola do filho pródigo que, caindo em si, mudou seus pensamentos (na casa do meu pai até os servos são bem tratados), suas emoções (pequei contra os céus e contra ti), vontade (voltou para a casa do Pai). Ele buscou, acessou a cura, foi aceito e restituído pelo Pai.

Em Cristo,

Pra. Joseane Goese