LIÇÕES

Devocional 08-08

8 de Agosto

Leitura bíblica: Salmo 128.1-4

O nosso Deus, ao pensar na família, ordena a bênção familiar; mas, ao mesmo tempo, vê a família como uma bênção oferecida a humanidade. Esse texto fala de prosperidade da família. E, depois de falar da bênção sobre a família de quem teme ao Senhor, o salmista enfatiza: “assim será abençoado o homem que teme ao Senhor”. Dentro desse contexto de que o temor ao Senhor nos faz mais do que felizes e as bênçãos do Senhor repousam sobre nossa família, quero compartilhar sobre alguns servos/as de Deus no passado que desfrutaram dessa bênção.

Vamos começar com NOÉ. O Senhor estava a ponto de destruir toda a sua criação devido à maldade dos seres humanos. Mas, Noé achou graça diante do Senhor. Ele era justo, íntegro e andava com Deus. Obedeceu à ordem de Deus de construir a arca e toda sua família foi salva. Após o dilúvio, Noé levanta um altar ao Senhor e a oferta oferecida deixou o Senhor satisfeito. (Gn 6.1-8; 7.1; 8. 20-22).

ABRAÃO😮 Senhor chamou a Abraão para ele sair da casa de seu pai e ir para uma terra que Ele mostraria, e prometeu fazer dele uma grande nação. Abraão obedeceu e foi pela fé. Tudo que o Senhor prometeu se cumpriu na vida de Abraão e Deus abençoou a sua família (Gn 13.14-16).

JOSÉ: foi vendido pelos irmãos por ciúmes e inveja, mas o Senhor era com ele. O Senhor o honrou na casa de Potifar. Diz o texto que tudo que José fazia prosperava; ele se tornou mordomo na casa de Potifar. Por amor à vida de José, Deus abençoou a casa do egípcio em todas as áreas. A família de Potifar foi abençoada por causa do amor de Deus por José. E, mais tarde, toda sua família também foi abençoada (Gn 39. 1-6; 45.1-8).

AS PARTEIRAS (Sifrá e Puá): essas parteiras receberam ordem do rei do Egito para matarem todos os meninos que nascessem de mães hebreias. Elas pouparam os filhos das mulheres hebreias e Deus fez bem às parteiras, porque elas temeram ao Senhor. E, Deus lhes constituiu família (Ex 1.20).

JOQUEBEDE:uma mãe que lutou por manter seu filho vivo, para permanecer fazendo parte da família, mesmo que sobre cuidados de outra família. Um filho que mais tarde conduziria várias famílias para a liberdade do cativeiro (Ex 2.1-10).

JOSUÉ: a figura de um sacerdote que assume seu papel e sua responsabilidade diante Deus e do povo. Ele decide que ele e toda sua casa serviriam ao Senhor (Js 24.15).

RUTE: uma mulher que foi alcançada pelo favor de Deus, pois não abandonou sua sogra, e pela sua obediência recebeu a bênção de formar uma nova família. Veio a ser mãe de Obede, que gerou Jesse, que gerou Davi, e da raiz de Davi, nosso Salvador Jesus.

Poderíamos continuar citando vários personagens bíblicos que foram mais do que felizes por temer ao Senhor. Agora, eu pergunto a você: “há um desejo em seu coração de que sua família desfrute das bênçãos do Senhor e seja mais do que feliz?”. Creio que sua resposta foi sim. Então, mantenha a integridade, seja justo e ache graça diante do Senhor como Noé; obedeça e mantenha a fé como Abraão; dê testemunho claro da providência soberana de Deus em sua vida, como José; escolha obedecer a Deus e não tema a homens como as parteiras Sifrá e Puá; lute por manter todos da sua família vivos espiritualmente como Joquebede; seja exemplo como Josué; seja amigo/a e permaneça ao lado dos seus, como Rute.

Vamos lutar e acreditar que tudo muda a partir da nossa família. Vamos acreditar na família como Deus a projetou. Não podemos renunciar aos princípios dados por Ele. A família viverá o modelo Bíblico e, a partir dela, muitos serão ensinados a viver o mesmo princípio. Declaremos em uma só voz: a nossa família viverá a bênção completa, e seremos mais do que felizes em nome de Jesus! Amém!

Pra. Rosemary Barbosa