LIÇÕES

Devocional 08-09

8 de Setembro

Leitura bíblica:1ª Coríntios 11.23-26

A maioria dos estudiosos data a primeira carta de Paulo aos cristãos da cidade de Corinto por volta de 54-55 D.C, dez anos, ou mais, antes do primeiro evangelho. “Os comentários de Paulo em 1ª Coríntios são a nossa principal fonte de informação sobre a Ceia do Senhor. O apóstolo tinha um motivo prático para compartilhar esta tradição cristã. Alguns cristãos em Corinto seguiam os costumes sociais gregos, baseados na posição social (1ª Coríntios 11.20-22). Mas, a Ceia deveria unir a igreja, não dividi-la (1ª Coríntios 10.16-17)”.

No Império Romano, morrer numa cruz era um destino horrível e vergonhoso. Ninguém nunca disse: “não se esqueça de contar às pessoas que morri numa cruz”. Ninguém, antes de Jesus! O jovem movimento cristão, que se espalhava rapidamente, tinha neste ato o ponto central da adoração; ato que o próprio Jesus instituiu na noite anterior à sua execução, e que – como diz o apóstolo – “transmite, anuncia a morte do Senhor”. Como a comunhão pode ajudar a lembrá-lo de que você serve um Senhor que os romanos executaram?

Na maioria dos serviços de comunhão cristã, todos recebem a mesma quantidade de pão, a mesma quantidade de suco no cálice. No entanto, de forma sutil ou evidente, as atuais divisões econômicas e sociais infiltram-se de qualquer maneira na vida da Igreja. Como a comunhão pode ajudá-lo a focar no ensino de Paulo de que a Igreja é “um só corpo” (1ª Coríntios 12.13)? Como, na partilha da Santa Ceia, podemos viver a nossa fé como uma família liberta das divisões humanas?

Em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento