LIÇÕES

Devocional 08-12

8 de Dezembro

Leitura bíblica: Provérbios 23.26

O Natal, como de costume, tem sido uma ocasião para dar presentes uns aos outros. Entretanto, se o Natal é de Jesus, Ele é Quem deveria receber presentes. Como diz o salmista: “que daremos ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito?” (Sl. 116.12). Vamos dar graças a Deus por Jesus que veio a nós como “Luz do Mundo; Como Salvador; Maravilhoso; Conselheiro; Deus Forte; Pai da Eternidade; Príncipe da Paz; Emanuel”.

Seria maravilhoso neste Natal se todos chegassem ao templo para, juntos, abrirmos os nossos tesouros, trazendo as nossas ofertas ao nosso Salvador, como fizeram os reis magos, em reconhecimento da Sua grandeza e Majestade, num gesto de adoração. Mas não há dificuldade se queremos presentear a Jesus, porque Ele já especificou o que Ele quer receber neste Natal, e o que Ele pede está ao alcance de todos/as.

Este é o mais sublime pedido que você encontre na Bíblia. Na realidade, é o único pedido que Deus faz ao ser humano; todos os outros pedidos estão dentro deste. Deus Se dirige a nós e diz: “filho meu”. Ou seja: “você é Meu, você é Meu filho, minha filha!”. O apóstolo Paulo disse certa vez: “não sois de vós mesmos” (1ª Co 6.19). Somos propriedade de Deus, não nos pertencemos. Por isso, o Senhor pede: “dá-me, filho meu, o teu coração”. Quando Deus pede o coração, Ele quer dizer a mente completa, a nossa vontade, o nosso eu individual. Vamos pensar agora sobre o Pedido do Pai, o presente que daremos a Quem está de aniversário, de Natal. A Bíblia tem muito a dizer sobre o coração.

O que é o coração? Para a ciência, é uma víscera, um órgão. Para a fisiologia, é um músculo. A medicina vê no coração uma bomba que distribui o sangue para todo o organismo. Mas, no sentido bíblico (e esse é agora o sentido universal), no sentido figurado, o coração é a fonte dos nossos pensamentos, dos sentimentos. É a sede da vontade, a origem de nossas afeições. Portanto, o coração no sentido bíblico é a mente.

Deus pede a nossa mente, a fonte dos pensamentos, a origem de nossa vontade. Todos têm um coração para dar. Deus pede apenas o coração. Um coração é algo que todos têm: ricos e pobres, sábios ou iletrados, fracos ou fortes. Deus não pede o que nos é impossível, pois, Ele sabe que o impossível só Ele pode fazer. Ele conhece as nossas limitações, e só pede o que está ao nosso alcance. Entretanto, Deus pede, mas não nos obriga a fazer a entrega. Ele respeita a nossa decisão.

O Senhor nos pede o coração para nos dar um novo segundo a Sua vontade. Vejamos o que diz o livro de Ezequiel. “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.” (Ez 36.26, 27).

Deus nos ama tanto, e com esse amor de Pai, ele tem alegria em nos dar algo novo. Um novo coração, que resulta em uma nova vida, um novo caráter transformado à imagem de nosso Criador. Deus que poderia usar a força por ser o Pai, por ser o Proprietário legítimo, Ele não usa a compulsão, mas Ele pede, Ele solicita. “Não por força, nem por poder, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor” (Zac 4.6).

Qual será a nossa decisão? Para quem você dará o seu coração? A Bíblia diz: “Hoje se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hb 4.7). Foi por esse amor a nós, que o nosso Deus nos enviou este presente que é Seu filho Jesus para salvar a humanidade. Este presente não precisou esvaziar nossa carteira para podermos tê-lo, nem tão pouco ficar na fila para comprá-lo. Não é possível assim fazer. Mas podemos recebê-lo em nossos corações. Não custa nem um centavo. Não é preciso ficar em pé numa loja cheia de gente esperando ser atendido para comprá-lo. Este presente tão maravilhoso concedido a nós é acessível a todos quanto quiserem recebê-lo. Esse presente existe em quantidade suficiente para toda humanidade. Infelizmente, muita gente não sabe nada a respeito dele, ou não entende que tudo o que precisa fazer é pedi-lo. Ninguém jamais terá seu pedido recusado. Porque Ele veio para salvar a todos/as.

Este é o melhor presente de Natal que alguém pode receber. Aqui estão algumas coisas que vêm junto com ele: perdão dos pecados (Ef 1.7), paz (Jo 14.27), amor (Rm 8.35), vida eterna (Jo 3.16), vida abundante (Jo 10.10), a garantia de uma herança (Ef 1.3,11,14) e um corpo novinho em folha, no futuro (1ª Co 15.50-54). “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo [o Messias] morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). Jesus recebeu o castigo pelos pecados que você cometeu, porque Ele o ama. E, porque Ele é Deus, ressuscitou dentre os mortos e está pronto a dar-lhe o presente da vida eterna. Tudo o que você tem a fazer é pedir.

Você não gostaria de receber agora mesmo o presente que lhe dá garantia de vida eterna? Basta pedir. Será o melhor presente que você já ganhou na vida. E não existe melhor época para recebê-lo do que agora! JESUS o melhor presente de Natal que podemos receber.

Pra. Rosemary Barbosa