9 de Abril
Leitura bíblica: Lucas 19.29-48.
A partir deste texto, vemos que Jesus entrou em uma cidade que partiu seu coração. A longa jornada de Jesus (que começou em Lucas 9.51) terminou quando Ele entrou em Jerusalém. O Senhor, muito deliberadamente, entrou de uma forma que ecoou na história da humanidade (conforme 1ª Re 1.32-39) e da profecia (Zacarias 9.9-10).
Sua entrada falava simbólica e profeticamente sobre sua realeza; porém, sempre de forma pacífica. Ele chorou pela cidade, e suas lágrimas mostraram que Ele amava as pessoas daquela geografia, composta por pessoas duras de coração. Mas, Ele também chorou pelos líderes do povo e pelo que estes faziam da Casa do Senhor: “(…) está escrito: ‘a minha casa é casa de oração’; mas vós fizestes dela covil de salteadores”.
O profeta Zacarias disse que um rei justo montaria em um jumentinho para oferecer paz e salvação ao povo. O evangelista Lucas narra que Jesus viajou a Jerusalém para cumprir essa profecia (versículos 31-34). Quem cantou e louvou a Jesus (versículos 37-39)? Quem não gostou de Sua entrada na cidade santa (versículo 47)? Você provavelmente estaria de que lado: de Jesus ou dos seus opositores?
Neste tempo, somos despertados a orar pela cidade de Juiz de Fora, pelos líderes eclesiásticos, civis, militares e políticos, pois Jesus nos ensinou a nos compadecermos da cidade e, consequentemente, da Casa de Oração.
FELIZ PÁSCOA para você e toda a sua família!
Em Cristo,
Pr. Wesley Nascimento