LIÇÕES

Devocional 09-05

9 de Maio

Leitura bíblica: Mateus 28.18-20

            Quando Cristo ordena que Seus apóstolos proclamem e difundam Sua Palavra e Sua Obra, ouvimos e vemos a Ele mesmo e, portanto, também a Deus Pai, pois eles tão só proclamam e difundem a Palavra que ouviram da boca Dele e apontam exclusivamente para Ele. É assim que o processo continua; a Palavra é transmitida a nós mediante autênticos bispos, pastores e pregadores que a receberam dos apóstolos. Dessa maneira, todos os sermões proferidos na cristandade devem remontar a este único Cristo, e o clero deve mostrar que as palavras e as obras de seu ministério no cristianismo são as obras e as palavras de Cristo. E todos devem ensinar desta maneira: “não deves olhar para mim ou seguir a mim, mas deves atentar unicamente para aquilo que Ele diz ou mostra, através de mim, pois esta não é a minha palavra, mas a palavra de Cristo. O ofício que desempenho não é meu, mas Dele”.

Nas palavras de Mateus 28.19, assim como nas de Marcos 16.16, deves notar que temos o mandamento e a instituição de Deus. Não se duvidará, pois, que o batismo é coisa divina, e não pensada e inventada por homens. Pois, assim como posso dizer que nenhum homem urdiu em sua cabeça os Dez Mandamentos, o Credo e o Pai-Nosso, que o próprio Deus revelou e deu, da mesma forma também posso exaltar o fato de o batismo não ser brincadeira de homens, mas sim que é instituído pelo próprio Deus.

Ademais, é ordenado séria e rigorosamente que devemos ser batizados sob pena de não sermos salvos. É por isso que mais combatemos e lutamos, já que ao presente o mundo se encontra tão cheio de seitas que clamam ser o batismo coisa externa e que coisa externa de nenhuma utilidade é. Mas, seja coisa externa quanto for, aqui, todavia, temos a Palavra e o mandamento de Deus que institui, funda e confirma o batismo. Pois assim rezam as palavras: “ide, batizai”, e não porém, “em vosso nome”, mas “em nome de Deus”.

Portanto, que sigamos o mandamento e ensinamento de Cristo, indo e levando Sua Palavra, fazendo discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Martinho Lutero [Adaptado[1]].


[1] Bíblia Sagrada com Reflexões de Lutero (Almeida Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil, 2015).