9 de Junho
Leitura bíblica: Tiago 4.13-15
Em muitas situações, tentamos fazer concertos e remendos, mas, na verdade, é preciso uma mudança radical. Um recomeço.
Talvez o sonho que você teve no ano passado não tenha se realizado, ou ainda não aconteceu porque não é o tempo de Deus. Nossos projetos para o futuro devem ser colocados nas mãos do Senhor para serem realizados, “se Deus quiser”.
A Palavra de Deus afirma que “há tempo para tudo” em nossas vidas (Eclesiastes 3.1-11). Achamos tempo para fazer tudo o que queremos. Quanto deste tempo você passa com Deus?
O dia mais importante que existe se chama HOJE. Por isso, se chama PRESENTE! Não podemos mudar o passado, e nem adianta nos preocuparmos com o futuro. Mas, sobre o presente, a Palavra de Deus diz: “santificai-vos HOJE por que amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (Josué 3.5), e também diz: “hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração” (Salmos 95.7).
No Novo Testamento, existiram quatro pessoas a quem Jesus se dirigiu com urgência, afirmando o que deviam fazer HOJE. Duas pessoas aceitaram a salvação a tempo, enquanto os outros dois não aceitaram. Vamos refletir sobre o que Jesus disse a essas pessoas e aprender o que devemos fazer HOJE:
Tempo de renúncia (o fazendeiro rico): Jesus contou uma parábola sobre um fazendeiro que era muito rico, e ficou mais rico ainda com uma grande colheita. Com isso, precisou inclusive guardar parte da colheita em reserva. No dia que terminou de juntar sua colheita, pensou consigo mesmo que seria rico “por muitos anos”. Achou que teria essa riqueza para sempre, mas não sabia que, naquele dia mesmo, perderia sua alma.
Jesus o chamou de louco, porque é loucura pensar que ter tudo sem Deus é alguma coisa. Com este homem, aprendemos que hoje é tempo de renúncia, de entregar tudo o que temos a Deus. Se não tivermos nada, Deus, do nada, pode fazer tudo (Lucas 12.16-21).
Tempo de arrepender-se: Jesus advertiu a Pedro de que, naquele mesmo dia, o galo não cantaria antes que Pedro negasse ao Senhor. E foi justamente o que aconteceu. Pedro chorou de arrependimento. Jesus o avisou porque sabia que ele se lembraria desse aviso e se arrependeria.
A cada dia, negamos Jesus com nossos pecados, e Ele sempre nos avisa, mas também nos dá oportunidade de nos arrependermos (Lucas 22.34;60-62).
Tempo de perdão: aquele parecia ser o último dia de Jesus, mas não era. Havia dois bandidos ao seu lado. Um deles zombava, e outro lhe pediu humildemente que apenas se lembrasse dele quando entrasse no paraíso. Então, Jesus lhe afirmou: “hoje mesmo estarás comigo no paraíso”. (Lucas 23.43).
Aquele homem aproveitou seu último segundo para pedir perdão pelos seus pecados e foi salvo para a eternidade. Hoje é tempo de perdoar e pedir perdão!
Tempo de salvação: Zaqueu queria ver Jesus. Talvez fosse só curiosidade. Quando Jesus o chamou pelo nome, ele se assustou, e o Senhor lhe disse: “desce depressa, hoje me convém pousar em sua casa”, e Zaqueu o recebeu com alegria. Imagine só! Jesus se convidou, se ofereceu para ir à casa de um pecador. Depois da visita de Jesus, o Mestre declarou: “hoje houve salvação nesta casa” (Lucas 19.1-10).
Hoje é tempo de Jesus entrar em nossas casas! Ele tem pressa. Hoje é dia de salvação para nossas famílias! “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e o será eternamente” (Hebreus 13.8).
Rosemary Barbosa | Pastora