LIÇÕES

Devocional 09-08

9 de Agosto

Leitura bíblica: Jonas 3

A história de Jonas é muito conhecida, desde nossa infância. Mas, ela traz um fato muito curioso: um dos grandes eventos de consagração registrados na Bíblia aconteceu através de um povo que não era Israel, os ninivitas. Quando Jonas finalmente chegou a Nínive, sua pregação foi extremamente direta e dura: em 40 dias Nínive seria destruída. Observe que o julgamento já estava decretado, sem “talvez”, sem brecha para uma mudança.

Mas, a história conta que essa pregação de Jonas gerou uma revolução naquele povo. Vamos observar algumas características:

1) Creram em Deus (v. 5): tudo que se faz para Deus deve ter a fé como combustível. Caso contrário, corremos o grande risco de cair na religiosidade e farisaísmo.

2) Proclamaram um jejum (v. 5 e 7): não creio que é a nossa “fome” que agrada a Deus, mas sim o entendimento de que nem só de pão viverá o homem.

3) Vestiram roupa feita de pano de saco (v. 5, 6 e 8): devemos nos lembrar que é necessário que a gente diminua para que Ele cresça. É preciso romper com o orgulho, negar a si mesmo.

4) Consagração que envolveu todo o povo (v. 8), desde o maior até o menor (v. 5), desde o rei até os animais (v. 6 e 7): uma das grandes armas que o povo de Deus tem é a unidade. Ali, o Senhor ordena a sua bênção (Salmos 133).

5) Se propuseram a se converter de seu mau caminho e da violência (v. 8): Creio que este é o grande objetivo do tempo de consagração: o quebrantamento. O Senhor jamais desprezará um coração quebrantado e contrito (Salmos 51.17). Não adianta passar fome e continuar com a vida igual. A consagração através das disciplinas espirituais deve ser um caminho para o quebrantamento do nosso coração. Isso sim que toca o coração de Deus.

Ao final deste tempo de consagração, vemos que Deus mudou de ideia (v. 10). A consagração daquele povo tocou o coração de Deus. Eles alcançaram o coração do Pai.

Pr. Marcelo Barros