LIÇÕES

Devocional 09-11

9 de Novembro

Leitura bíblica: Mateus 25.14-30

Quantos planos você já fez? Quantos sonhos acalentou? Quantos conseguiu realizar? De todos eles, quais foram embasados nos planos e propósitos de Deus para sua vida? Uma maneira de interpretar a parábola dos talentos (Mateus 25.14-30) é que Deus nos presenteia com dons para que sejamos seus mordomos na tarefa de cuidar e consolidar seu Reino, a partir da missão de resgatar o ser humano. Deus te regenerou para que você seja instrumento em Suas mãos para a regeneração de quem ainda não conhece a Ele.

Em Jesus, Deus concluiu Seu plano, reconciliando consigo toda a humanidade. Agora, todas as pessoas se reconciliam com Deus ao aceitarem a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. Daí, são chamados filhos de Deus (João 1.12-13). Jesus, durante Seu ministério, chamou discípulos e discípulas para O ajudarem a cumprir o propósito de Deus. Como discípulo ou discípula de Jesus nos dias de hoje, você também deve continuar a fazer aquilo que Jesus começou. Ele confiou isto a você (Mateus 25.21).

Que diferença você faz no mundo, na vida das pessoas?

Muitos estão passando pela vida e seu modo de viver não afeta positivamente a ninguém. Passam despercebidos. Deus não planejou isso para o ser humano. Jesus disse que veio para que nós tivéssemos vida, e vida em abundância (João 10.10b). Isto é, num primeiro momento, uma vida com significado e propósito; e, depois, uma vida eterna.

Talvez você pense que sua vida é inexpressiva, incapaz de afetar quem quer que seja. Saiba que Deus está atuando poderosamente no mundo e quer você ao lado dele, para formar uma equipe poderosa, capaz de transformar a vida das pessoas com algo que seja verdadeiramente impactante, eterno. Deus tem atribuições para você!

Você tem um propósito a cumprir no mundo. Lembre-se: Deus tem um plano de vida para você:

– Você tem um MINISTÉRIO JUNTO AO CORPO DE CRISTO, que é discipular vidas que se multiplicarão em outras vidas (Mateus 28.19).

– Você tem uma MISSÃO NO MUNDO, que é seu serviço junto aos que não creem, levando a Palavra de Deus a eles. Parte dessa missão é compartilhada com o Corpo de Cristo, e todos devem fazê-la. Mas, há uma responsabilidade que é específica e somente você pode atendê-la, ao assumir seu lugar nessa missão (2ª Coríntios 5.18).

A sua missão é a mais importante obra da sua vida!

Muitos têm seu nome lembrado ao longo da história por causa de grandes feitos, grandes obras, grandes descobertas. Mas, nenhuma vida foi tão impactante quanto a de Jesus de Nazaré. E, Deus nos chama para dar continuidade à Sua missão. Jesus nos chamou não apenas para vir a Ele, mas também para ir por Ele.

Sua missão é o custo mais precioso da sua vida!

Missão não é algo que agregamos à nossa vida. Substitui todas as outras coisas: sonhos, planos, ambições, privilégios etc. O enfoque tem de mudar: não é Deus abençoar o que eu estou fazendo, mas eu fazer o que Deus está abençoando (Romanos 6.13). Nada fará tanta diferença na eternidade do que o cumprimento do seu propósito (2ª Timóteo 4.7-8).

Pra. Joseane Goese