LIÇÕES

Devocional 09-12

9 de Dezembro

Leitura bíblica: Mateus 28.18-20

Missões é um assunto muito importante na vida da comunidade de fé e no Corpo de Cristo como um todo. Missões não deve ser um assunto que está presente somente em sermões num dia de domingo.  Nem deve ser um assunto tratado somente uma vez por ano em cada comunidade de fé. Falar de missões é falar da essência e origem da Igreja. Falar de missões é falar de paixão e entrega, como também de propósito e ordem. Cristo era um missionário, enviado ao mundo para salvar a humanidade de seus pecados. Ao morrer na cruz, Cristo não somente libera a salvação ao mundo, como também cumpri com a missão dada pelo Pai.

Mas, também, ao ressuscitar, Jesus nos dá uma palavra, dizendo: “portanto, ide e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28.19; NVT). Missões não é apenas uma mensagem bonita; é, além disso, uma ordem dada por Cristo a todos os seus discípulos.

A Igreja nada mais é do que um Corpo designado para uma missão: anunciar a salvação por toda a parte. A palavra “ide”, na realidade, possui um significado muito mais profundo do que pensamos. A palavra no grego (a qual traduzimos como “ide”) significa, na realidade, “indo” ou “andando”. Esse detalhe de tradução muda totalmente o sentido do texto, pois “ide” sugere que, onde eu estiver, devo parar o que estou fazendo e me direcionar a outro local e, nesse novo local, eu devo realizar a ordem de Cristo de fazer discípulos. Na realidade, Cristo ordenou que seus discípulos voltassem para Jerusalém (local de suas casas) e, indo em direção a ela, realizassem a missão de gerar novos discípulos.

O maior desafio da Igreja contemporânea é entender que missões não são realizadas somente em locais como Moçambique, Sudão, Nigéria ou qualquer outro local onde há uma necessidade gritante do Evangelho de Jesus. Antes de tudo, elas ocorrem onde nós estamos inseridos por Deus. Uma Igreja Missional entende que a sua casa é um campo missionário, que a casa de seu vizinho é um campo missionário. Uma Igreja Missional realiza o “indo” de Cristo em sua rua, bairro, cidade, trabalho, escola e onde mais Deus o colocou.

Finalizo esta mensagem com esta frase poderosa: “todo coração com Cristo é um missionário, todo coração sem Cristo é um campo missionário”.

Seminarista Maycon Wesley de Jesus Nascimento