10 de Julho
Leitura bíblica: Deuteronômio 6.1-8.
A família é de extrema importância para a formação de uma sociedade saudável. Vemos em Deuteronômio 6.1-8 as orientações de Deus para a nação de Israel, orientações essas que deveriam ser ensinadas em família. “Se a família é saudável, teremos Sociedades saudáveis e, então, Nações saudáveis” (Landa Cope). Como podemos ter famílias saudáveis? Landa Cope diz que: “Deus resume a totalidade de Seus pensamentos sobre a vida em uma palavra: amor. A definição de Deus sobre o amor quer dizer a presença de justiça, provisão, integridade e verdade.” Para termos famílias saudáveis devemos andar e viver em amor.
Em 1 Coríntios 13, o Apóstolo Paulo fala do amor. Aqui, quero destacar os versículos 4 ao 7, onde ele traz algumas definições sobre o amor. Podemos dizer que essas definições são essenciais para que possamos exercer em nossa família e assim formarmos famílias e uma sociedade saudável fundamentada no amor. Precisamos ter um lar baseado no amor de Deus, isso fará com que cada membro da família saiba que seu lar é um ambiente seguro, e ali ele pode compartilhar tudo que está passando.
“Como definimos o amor? A Palavra diz que o amor é demonstrado na maneira em que Jesus trata a Igreja e pela forma que uma pessoa cuida de seu próprio corpo. O amor quer dizer: ‘você é tão importante pra mim como eu mesmo’. Na verdade, esse tipo de amor quer dizer: você é mais importante para mim que eu mesmo, porque Cristo entregou Sua vida e Seu direito de autoridade pela Igreja. Ele entregou Seu corpo e Sua vida para que nós tivéssemos vida”. Nesse parágrafo, Landa Cope está tratando sobre a autoridade. Autoridade que deve estar fundamentada no amor, como o amor de Cristo com a igreja, que nos leva a aceitar a autoridade Dele, sobre as nossas vidas, não por obrigação e sim por amor. Tanto para o relacionamento conjugal, quanto para o relacionamento entre pais e filhos, o amor é a base para se conquistar o respeito e a autoridade.
Certa vez, perguntaram para Jesus qual era o maior mandamento e Ele respondeu: “amar ao Senhor e o próximo como a si mesmo” (Mateus 22.34-40). Através da palavra e do exemplo, obedecer aos mandamentos do Senhor cria princípios que nos sustentarão em várias situações pela vida inteira. Deus ao orientar o povo, em Deuteronômio 6.1-8, a obedecer e ensinar os mandamentos, os estatutos e os juízos, queria mostrar ao mundo que família é um ambiente de formação e transformação para a sociedade e o amor é uma base sólida para isso.
Em Cristo,
Pr. Carlos Serafim