LIÇÕES

Devocional 11-02

11 de Fevereiro

Leitura bíblica: João 2.13-22

O primeiro grande confronto, com os líderes judaicos no Evangelho de João, ocorre quando Jesus purifica o templo de Jerusalém por causa da Páscoa. Ao purificar o templo, Jesus revela zelo pela casa de Deus e realiza um sinal de juízo sobre os líderes judaicos que tinham permitido a deterioração da adoração em comércio. Sua ação também prenunciou, de forma profética, Sua crucificação e ressurreição, que o estabeleceria como o novo centro de adoração, substituindo o antigo templo.

O templo a que Jesus se referiu era toda a área em seu entorno, inclusive o pátio dos gentios. Os mercadores que vendiam bois, ovelhas e pombas, bem como os cambistas que trocavam moedas com estampas pagãs por moedas sem ídolos, aliviavam a carga logística dos peregrinos que viajavam para Jerusalém, vindos de longe, fornecendo-lhes animais apropriados e moedas para sacrifícios e ofertas. No entanto, ao realizarem seu negócio dentro do pátio do templo, eles perturbavam a adoração (especialmente a dos gentios) e interrompia o propósito do templo. Jesus se preocupava fervorosamente com a santidade e pureza da casa de Deus.

Hoje, na nova aliança selada pelo sangue de Cristo, todo aquele que crer, entregar sua vida a Jesus e pedir o Espírito Santo em sua vida, é salvo e seu corpo passa ser templo do Espírito de Deus. Diante dessa maravilha que acontece a todo cristão nascido de novo, devemos nos perguntar: “o que está nos impedindo de prestarmos a verdadeira adoração a Deus?”. “Será que estamos deixando as distrações, o espetáculo de uma performance, a cultura do mundo, obstruir nosso coração da verdadeira adoração que o Pai procura?” (Ele procura filhos que adorarão o Pai em Espírito e em verdade).

Amados irmãos(as), temos que nos arrepender e pedir ao Senhor Jesus que nos resgate ao primeiro amor Dele, para que sejamos filhos amados e aprovados pelo Senhor. Não basta sermos apenas usados por Deus, pois o Senhor Jesus nos advertiu que só entra no Reino aquele que faz a vontade de Seu Pai (Mateus 7.21). Então, que o Espírito Santo de Deus nos conduza!

Elena Dias | Líder da Célula Betel