LIÇÕES

Devocional 12-02

Leitura bíblica: Atos 20.20

12 de Fevereiro

Quando pensamos em discipulado, precisamos responder esta indagação: “o que é o cristianismo ou, ainda, quem é de fato Cristo para nós hoje?”. Dietrich Bonhoeffer teve a necessidade de criticar o que denominou de “graça barata”, que, “em vez de justificar o pecador, justifica o pecado”. Ou seja, a postura que a Igreja assume ao inverter todo o esforço dos reformadores, sintetizado na doutrina da justificação pela fé mediante o sacrifício na cruz de Jesus Cristo.

Justamente por isso, “a graça barata é a inimiga mortal da Igreja”. O evangelho relevante, integral, é RADICAL (tem raízes profundas), vai até as últimas consequências, entendendo que às vezes estar na dimensão do estágio último gera a morte não apenas do velho ser humano, mas do próprio discípulo/a. Entendemos, à luz do evangelista Billy Graham, que: “a salvação é de graça, mas o discipulado custa tudo o que temos”.

Por isso, queremos enfatizar aqui o CAMINHO DO DISCIPULADO. Os ministérios devem auxiliar no que for necessário, porém o condutor, o veículo de transporte, é a CÉLULA. Assim sendo, somos uma IGREJA EM DISCIPULADO, todas as nossas ênfases, diretrizes, prioridades culminam no nosso jeito de ser e entender o que vem a ser IGREJA.

Sonhamos com uma rede de 300 Células. Assim sendo, precisamos da valorização da Casa, (grego: oikos – lugar mais frequentado por Jesus em Seu ministério terreno) como local número 1 da MISSÃO em nossa comunidade de fé e serviço.

Cremos que a primeira Igreja nasceu na própria casa. No Éden, a Igreja era a casa e a casa era a Igreja. O culto era celebrado em família.

  1. O culto de Caim e Abel é num contexto familiar (Gn 4.1-7).
  2. Quando Deus salva Noé, salva a família e ele é não apenas o pai, mas também o sacerdote

que ministra em sua casa (Gn 8.20-22).

Pr. Wesley Soares Nascimento