12 de Fevereiro
Leitura bíblica: Lamentações 3.22-23
No início de Lamentações 3.22-23, o escritor expressa sua gratidão pela misericórdia de Deus. A misericórdia de Deus é um sinal do Seu amor incondicional por nós, mesmo quando não merecemos. É pelas misericórdias do Senhor que não fomos consumidos em nossa carne morta e pecaminosa. É porque, graças a misericórdia de Deus, somos regenerados, chamados e guardados. Nenhum dos eleitos de Deus jamais será consumido porque as misericórdias de Deus para com Seu povo são soberanas, misericórdia imutável (imutável) em Cristo.
A misericórdia de Deus se renova (versículo 23a) – Ele lembra que a misericórdia de Deus é renovada a cada manhã, mostrando que Ele nunca nos abandona ou desiste de nós. Mesmo quando nos afastamos Dele, Deus continua fiel, sempre nos chamando de volta para Si. A fidelidade de Deus é uma fonte de esperança e conforto para nós, pois podemos confiar que Ele sempre cumprirá Suas promessas e nos guiará em todos os momentos.
Grande é sua Fidelidade (versículo 23b) – Deus é fiel a Si mesmo — Ele não pode negar a si mesmo.
Deus é fiel ao seu propósito. “Declarando o fim desde o princípio, e desde os tempos antigos ou coisas que ainda não aconteceram, dizendo: o meu conselho permanecerá firme, e farei toda a minha vontade.”
Deus é fiel à Sua aliança eterna (2ª Samuel 23.5; Salmos 89.34; Números 23.19). “Deus não é um homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura disse, e não o fará? Ou ele falou, e não o fará bom?”
Deus é fiel a Seu Filho (Salmos 89.27-36): “também o farei meu primogênito, superior aos reis da terra. Minha misericórdia guardarei para Ele [Cristo] para sempre, e minha aliança permanecerá firme com ele. Sua semente também farei durar para sempre, e seu trono como os dias do céu”.
Deus é fiel ao Seu povo (Hebreus 13.5): “que o vosso trato seja sem avareza; e ser contente com as coisas que tendes; porque ele disse: ‘nunca te deixarei, nem te desampararei’”. Em Cristo,
Pra. Joseane Goese