LIÇÕES

Devocional 12-06

12 de Junho

Leitura bíblica: Atos 9.10-22

Vamos falar sobre uma Igreja Missional chamada Ananias (seu nome significa “Javé tem sido gracioso”). Sim, um nome que encontramos em muitas pessoas no Antigo Testamento, mas vou te levar para o novo Testamento: Ananias que se encontra em Atos dos Apóstolos. Sabendo que, também, há mais Ananias no Novo Testamento.

Mas, antes de falarmos sobre Ananias representando uma Igreja Missional, precisamos saber: “o que é uma Igreja Missional”? Podemos dizer, dentre vários conceitos, que a Igreja Missional é uma Igreja que reconhece que tem um Deus missionário; que compreende a sua relevância diante da sociedade, e não tem um fim em si mesma; percebe onde está inserida, compartilha do Evangelho de forma contextualizada e viva; uma Igreja que não apenas recebe a salvação, mas que participa da história da salvação no mundo.

Olhando para Ananias, vemos uma Igreja Missional. Nesta Igreja Missional, todos podem ser agentes da missão. Deus não chamou um apóstolo, mas um leigo, que estava pronto e disponível para ser usado por Ele. Um discípulo chamado Ananias. Não passava pela cabeça de Ananias que Deus o iria enviar a Saulo, o grande perseguidor dos cristãos. Deus dá uma missão a Ananias, numa visão, para ele ir ao encontro de Saulo, pois este estava orando.

A experiência vivida em Damasco, no encontro com Jesus, fez Saulo perceber que, o que ele pensava ser zelo pela lei de Deus, na verdade, era uma luta contra Deus. Agora, ele estava em oração para descobrir o caminho da salvação e a vontade de Deus. E, em uma visão, viu um homem chamado Ananias entrar e impor às mãos sobre ele para que recuperasse a visão.

Agora, Deus estava tratando Ananias para que cumprisse a visão. A hesitação de Ananias não é surpreendente, porque ele sabia das atitudes de Saulo contra os cristãos. Mas, Ananias foi e fez conforme o Senhor falou. Uma Igreja Missional não age segundo a visão humana e seus próprios pensamentos, mas, segundo a visão dada por Deus.

Muitas vezes não avançamos porque nos movemos segundo o nosso querer, segundo a nossa opinião. Este texto veio nos mostrar que uma Igreja Missional não é aquela que apenas recebe a salvação, mas aquela que participa da história da salvação na vida de outros e, para isso, temos que nos mover segundo a vontade e a direção dada por Deus. Uma Igreja Missional não vai ao encontro do outro segundo seu próprio conceito a respeito destes, mas segundo o conceito de Deus sobre essa pessoa ou pessoas.

Olhe o que o Senhor fala a respeito de Saulo para Ananias: “vai porque este é para mim um instrumento escolhido para levar meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa a sofrer pelo meu nome”.

Uma Igreja Missional obedece à voz do Seu Senhor. Ananias vai, impõe as mãos sobre Saulo para que ele recuperasse a vista e ficasse cheio do Espírito Santo. Uma Igreja Missional vê o fruto do seu trabalho: depois de passados uns dias com os discípulos em Damasco, Saulo passa a pregar nas sinagogas e todos ficam atônitos, porque agora não era mais perseguidor, mas, aquele que proclama a verdade do evangelho. Declarando: Jesus é o Cristo. Uma Igreja Missional (Ananias) gera Igreja Missional (Saulo, que depois foi chamado de Paulo).

Pra. Rosemary Barbosa