LIÇÕES

Devocional 12-07

12 de Julho

Leitura bíblica: Lucas 15

O capítulo 15 do livro de Lucas nos traz 3 parábolas: “A ovelha perdida”, “A moeda perdida” e “O filho perdido”. Já tinha observado que elas vinham em sequência?

Essas três histórias foram contadas com um mesmo motivo: mostrar para os fariseus e mestres da Lei que Jesus veio ao mundo para alcançar os pecadores, os perdidos. Servimos a um Deus missionário e a um Jesus missionário. Por isso, Jesus tinha que estar entre os pecadores mesmo. Acho interessante observarmos a diferença das atitudes atribuídas a Deus através dos personagens das histórias:

  1. Uma atitude ativa e ousada: ao procurar a ovelha perdida, correu o risco de perder as outras 99.
  2. Uma atitude intencional e determinada: ao procurar a moeda, usou todas as ferramentas e atenção que tinha, e procurou até encontrar.
  3. Uma atitude passiva, mas cheia de empatia e amor: ao contrário dos dois primeiros, o pai não foi atrás do filho, mas ficou esperando, cheio de expectativa e compaixão, em uma das imagens mais vivas da misericórdia do próprio Deus.

Neste contexto, acho interessante a atitude da mulher que perdeu a moeda: ela acendeu a candeia. Os perdidos, observando a proposta inicial de Jesus no início do capítulo, não são apenas os que eram cristãos e se desviaram. Os perdidos são todos aqueles que não estão debaixo do propósito do Pai, e que se tornaram filhos das trevas.

Quem está em trevas precisa de luz. Precisa de uma boa mensagem do Evangelho, de demonstrações de amor e atenção, de bons conselhos relacionados às suas dores, de um bom testemunho que traga esperança, etc. Essas 3 histórias têm mais uma característica em comum: nos 3 textos, as histórias terminam em festa, em celebração (v. 6-7, v. 9, v. 23-24). Que coisa incrível imaginar uma festa no céu! A celebração de um Deus missionário e festivo que se alegra com Seus anjos quando alguém que estava perdido é encontrado!

Pr. Marcelo Barros