LIÇÕES

Devocional 12-07

12 de Julho

Leitura bíblica: João 4.4-15

Nos dias de Jesus, a maioria dos judeus desprezava os samaritanos e, até mesmo, os odiava. A rota mais curta de Jerusalém para a Galileia era através de Samaria, mas muitos judeus, indo para o norte ou para o sul, viajavam para o leste do rio Jordão através da Pereia, apenas para evitar os samaritanos. Jesus não teve que passar fisicamente por Samaria. Ele fez a escolha espiritual e proposital de passar por ali. Ao parar em Samaria e beber do poço de Jacó, estava desafiando, diretamente, um preconceito injusto de sua época.

Em sua essência, a leitura de hoje é sobre duas questões importantes: o “desejo de Deus pela paz entre os Seus filhos” e “a água viva que purifica a alma, pacifica e muda o mundo por intermédio da graça”.

O que você está fazendo para dar testemunho da obra de Deus em termos de esforço deliberado para confrontar a injustiça que vê no mundo contemporâneo? Jesus ofereceu à mulher samaritana água que mata a sede para sempre. Ela, provavelmente, confundiu a “água viva”, que Jesus oferecia, com uma fonte natural de água corrente que a pouparia de ir ao poço com tanta frequência. Ela, a princípio, só queria escapar do árduo trabalho cotidiano. Jesus, porém, desejava que ela abraçasse a água dentro dela.

E você? Só quer que a água viva de Jesus torne sua vida mais fácil, mais simples ou quer que “a água viva” o cure para que o mundo veja Jesus em você?

Pense nisso…

Em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento