13 de Abril
Leitura bíblica: Lucas 24.49
Jesus aparece a dois discípulos no caminho de Emaús, depois da Sua ressurreição. Quando os dois discípulos estavam contando aos demais o que lhes acontecera, Jesus se apresentou no meio deles. Jesus leva paz ao grupo de discípulos atemorizados. Mostra as marcas dos cravos em Suas mãos e em Seus pés, para provar aos Seus discípulos que era Ele mesmo. Jesus pede a eles algo para comer. Apresentaram-lhe um pedaço de peixe assado e um favo de mel. Ele comeu na presença deles.
O argumento cabal de Jesus para provar sua ressurreição foi abrir as Escrituras e mostrar aos discípulos que Sua morte não foi um acidente, nem Sua ressurreição uma surpresa. Ele morreu pelos nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou segundo as Escrituras (1ª Co 15.1-3). Barclay diz: “a cruz não foi algo forçado para Deus. Não foi uma medida de emergência quando tudo o mais havia fracassado e quando os planos haviam fracassados. A cruz estava na agenda de Deus desde a eternidade”.
Os discípulos que tinham escutado de Jesus essas verdades ao longo de Seu ministério, agora, porém, têm o entendimento aberto para compreenderem as Escrituras (Lucas 24.45-46). Jesus dá a Grande Comissão aos que são testemunhas de Sua ressurreição. São comissionados a pregar, no nome de Cristo, arrependimento para remissão de pecados, a todas as nações, a partir de Jerusalém (24.48).
Depois de dar aos discípulos a grande comissão, Jesus promete a eles poderosa capacitação, dizendo-lhes: “e eis que sobre vós envio a promessa do meu Pai: Ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lucas 24.49). Jesus se refere a uma espera obediente, perseverante e cheia de expectativa. Essa promessa do Pai é o batismo com o Espírito (At 1.4-8). Os discípulos receberiam poder ao descer sobre eles o Espírito Santo.
Essa promessa cumpriu-se no Pentecostes, quando o Espírito foi derramado sobre eles, que logo ficaram cheios (At 2.1-4). A capacitação precede a ação. Primeiro, Jesus envia o Espírito Santo à Igreja. Depois, Ele envia a Igreja ao mundo! Talvez, você já esteja indo por todo o mundo, anunciando o Evangelho de salvação da cruz, ou talvez você tenha muita vontade de cumprir este mandamento. É provável que você tenha tentado e até se esforçado por isso. Porém, os resultados lhe fazem questionar se é isso mesmo que você deve fazer se é este mesmo o seu chamado. Talvez você pense que esta missão foi dada a outra pessoa que está melhor preparada; não se engane, este mandamento é para todos os cristãos.
Mas, antes do “ide”, tem o “permanecer” em Jerusalém. Qualquer tentativa de cumprir o “ide” de Jesus, se for antes de ficar em Jerusalém e ser revestido de poder será frustrada, pois é somente mediante o revestimento e capacitação do Espírito Santo que conseguimos testemunhar do evangelho de Cristo ousadamente, com poder e sinais e maravilhas. E qualquer função ou ministério que tivermos só será eficaz mediante o mover do Espírito Santo em nós.
Após sua morte e ressurreição, o Senhor Jesus ascendeu aos céus onde foi glorificado. Então, Ele enviou o Espírito Santo para a Igreja, como é visto em Atos 2. E ele faz isso até hoje. Estar revestido e cheio do Espírito Santo é essencial para fazer qualquer coisa em prol do Reino de Deus.
Fiquemos em Jerusalém, buscando estar constantemente cheios do Espírito Santo: “e não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração” (Efésios 5.18-19).
Pra. Joseane Goese