LIÇÕES

Devocional 13-07

13 de Julho

Leitura bíblica: Tito 2.11-15

Perguntaram certa vez a um alpinista e guia de alpinismo se ele pensava que os alpinistas tinham o desejo de morrer. A esta pergunta ele respondeu que, na verdade, eles têm o desejo de viver, e viver intensamente, e que, por isso, o risco vale a pena. E ele complementou dizendo dele mesmo que quando a hora de sua morte chegar, o que ele não quer é descobrir que não viveu.

Essa história me fez pensar no fato de que muitas vezes nós, os crentes, passamos exatamente por essa experiência que esse alpinista não desejava para si. Não vivemos como deveríamos viver, uma vida intensa correndo os riscos. Deus, em Sua Palavra, apresenta-nos o tipo de vida que um/a cristão/ã deve viver. Um/a cristão/ã é alguém em cuja vida o reino de Deus chegou, e, se o reino de Deus chegou, essa vida deve ser agora dirigida pelas regras desse reino.

Você é um/a cristão/ã? Se a sua resposta é sim, então saiba que sua vida agora não deve mais ser dirigida pela sua própria cabeça, mas pelo Rei do reino do qual agora você faz parte. Sua vida não deve mais ser dirigida pelas regras da sociedade, sua vida não deve mais ser dirigida pelas suas necessidades ou desejos, sua vida não deve mais ser dirigida por quem quer que seja, nem mesmo por você, senão pelo Rei do reino do qual você agora faz parte.

A graça de Deus se manifesta trazendo salvação, diz Paulo, e essa salvação não é só para alguns, não é só para os judeus, mas para todos quantos a quiserem receber. Vemos aqui o aspecto universal da graça de Deus. Não há pessoa na face da Terra a quem não se possa dirigir o convite para arrepender-se e aceitar a salvação em Cristo. 

Por todo lugar se pode ver pessoas alcançadas por essa graça, perdoadas e salvas. Graça é “favor imerecido”; é a manifestação da bondade misericordiosa de Deus para conosco antes de nos manifestarmos positivamente a Ele. É o interesse de Deus em salvar, perdoar, abençoar, movido exclusivamente pelo amor, mesmo em face do pecado humano (Rm 5.20b). E essa manifestação da bondade misericordiosa de Deus se torna mais grandiosa ainda pelo fato de que, para que ela se tornasse possível, Ele teve de oferecer seu próprio Filho em sacrifício na cruz como preço do nosso resgate.

Você é salvo pela graça! Você é redimido pela graça! Você permanece em Cristo pela graça! Tudo quanto você tem e é em Cristo, você tem e é pela graça! Você não merece nada que venha de Deus a não ser em Cristo, a não ser pela graça. Você estava perdido, caminhando a passos largos para a perdição eterna, até que a graça de Deus em Cristo se manifestou na sua vida e o salvou.

A graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todos os homens. Muito bem! Isso significa que você foi redimido pela graça e que sem a graça de Deus em Cristo você estaria eternamente perdido.

Agora note que a graça de Deus tem se manifestado trazendo salvação, mas esta salvação não é só para você. A salvação que a graça traz é para todos. É certo que somente o que crer será salvo, mas a salvação é para ser oferecida a todas as pessoas. E a Bíblia é clara em dizer que o agente de Deus incumbido de apresentar / oferecer esta salvação trazida pela graça é aquele/a que já foi redimido/a; você, portanto! 

Quantas pessoas perdidas você conhece? Muitas, certamente! E ainda tem aquelas que você não conhece, mas que estão próximas a você, morando na rua onde você mora, no bairro onde você mora. A quantas dessas pessoas você já anunciou as boas notícias da salvação possibilitada pela graça de Deus em Cristo Jesus? Quanto esforço você já fez em prol da evangelização delas? Pense nisso.

No amor de Cristo, 

Pra. Joseane Goese