13 de Julho
Leitura bíblica: Salmo 27.1-5
Se você pudesse pedir somente uma coisa ao Senhor, o que seria? Se você estivesse vivendo uma situação em que inimigos estivessem buscando te destruir, e você ganhasse a oportunidade de pedir somente uma coisa ao Senhor, o que você pediria?
O salmo 27 acontece dentro desse cenário. Davi chega diante do Senhor e diz “UMA COISA peço ao Senhor e buscarei: que possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida” (v. 4).
Qual o contexto dessa declaração de fé? Já seria impactante pensar que o que Davi escolheu não foram riquezas e prazeres dessa terra. Mas, isto se torna ainda mais profundo quando lemos os versos 2 e 3, a partir dos quais vemos que ele escolheria este pedido mesmo rodeado de inimigos buscando destruí-lo, e mesmo com um exército acampando contra ele. Ele não desejou a sua própria proteção ou salvação, mas desejava estar sempre na presença do Senhor.
Para que ele fez essa escolha? Para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo (v. 4). Essa contemplação, o louvor, a adoração, são ferramentas para nos mantermos firmes em tempos de adversidades. É manter o nosso coração alinhado com a verdade que o nosso Deus é maior que nossos inimigos. Essa contemplação nos faz lembrar quem Deus é e o que ele faz.
A meditação é quando nos aquietamos e buscamos esvaziar a nossa mente e nossa alma de nossos medos e angústias, e sermos cheios da paz de Deus. É uma ferramenta de paz no meio da guerra.
Por que ele fez essa escolha? Pois ele sabe que, com os olhos firmes no Senhor e com o coração esvaziado de seus medos e cheio do Espírito, o Senhor o “ocultará no seu abrigo no dia da adversidade” (v. 5). E, “sua cabeça será exaltada acima dos inimigos que lhe cercam” (v. 6). Ele não precisa pedir a proteção e a salvação, mas precisa pedir a presença do Senhor, sabendo que, com o Espírito quebrantado e alinhado com o Senhor, Ele sempre será sua fortaleza.
Pr. Marcelo Barros