LIÇÕES

Devocional 13-08

13 de Agosto

Leitura bíblica: Êxodo 3 e 4

O chamado de evangelizar e discipular é para todo o discípulo de Cristo. Mas, muitas vezes temos uma lista de desculpas bem-preparada para adiar ou até mesmo rejeitar nossa participação na missão. E isso não é privilégio nosso. Muitos personagens bíblicos também tiveram essa postura, como Moisés, por exemplo.

Moisés, inicialmente, apresentou-se como alguém que se sentia pequeno e incapaz demais para uma missão tão grande (Êxodo 3.11). A insegurança e o medo do fracasso são inimigos da missão.

Em seguida, ele achava que sequer seria ouvido pelo povo ao contar que Deus se revelara a ele com aquela missão de libertação (Êxodo 4.1). O medo da rejeição, o medo de enfrentar a indiferença e a insubmissão em uma eventual liderança são inimigos da missão.

No próximo momento, ele apresenta aquele que talvez fosse seu maior entrave: a dificuldade em falar (Êxodo 4.10; 6.30). O medo de se expor em público, o medo do microfone, o medo de passar vergonha… e, até mesmo, o sentimento geral de que nossos dons e habilidades não são adequados ou suficientes. Tudo isso é inimigo da missão.

Por fim, Moisés fala algo como “envie qualquer um menos eu” (Êxodo 4.13). Acho que essa é uma fala que representa muita gente. É como se tivéssemos uma grande admiração e respeito pela missão, pela evangelização, pelo ministério, pelo amor, pelo serviço…. Mas, só para o outro fazer. Eu não! Seja lá o que for que gere esse tipo de pensamento, seja desobediência, preguiça, indiferença, incompreensão…. Tudo isso também se torna inimigo da missão.

Desculpas, todos nós temos. Mas, que possamos deixá-las para trás. Moisés venceu seus limites. Inicialmente, ele precisava de Arão para falar com Faraó. No entanto, observe que, a partir da 4a praga, o texto diz que o próprio Moisés falava diretamente com Faraó. A dificuldade de falar não o impediu de cumprir sua missão. E, o mais importante: mesmo se sentindo inseguro e pequeno diante de um desafio tão grande, Moisés venceu! O povo foi liberto do Egito!

Conheça seus limites e deixe-os para trás. Busque o seu lugar como coparticipante da missão de Deus nesta terra!

Marcelo Barros | Pastor