LIÇÕES

Devocional 13-10

13 de Outubro

Leitura bíblica: Filipenses 4.4

O que é felicidade para você?

Provavelmente você já viu um filme com o Will Smith chamado “À procura da Felicidade”. Aqui, deixo um spoiler: essa obra é baseada na história real de um homem chamado Chris Gardner que, após enfrentar enormes desafios financeiros, pessoais e profissionais, alcança seu tão almejado emprego dos sonhos. Saindo de um estado de extrema pobreza, chegando a dormir na rua com seu filho, até a conquista do seu bem-sucedido emprego. O filme termina com o protagonista andando pelas ruas de São Francisco em um profundo estado de alegria, dizendo: “essa parte da minha vida, essa pequena parte da minha vida […] se chama felicidade!”

Vivemos em um mundo em que o significado de felicidade está intimamente ligado às conquistas humanas e bens materiais. Nunca cheguei nem perto de ser o que o mundo define com rico; como diz a canção, sou apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco. Por isso, não posso te garantir que a felicidade está em conquistas como essa. Muitos dizem que dinheiro não traz felicidade, ou que, pelo menos, não é garantia de felicidade. Aprendi com o testemunho de alguns amigos que, mesmo tendo dinheiro mais do que o suficiente para comprar tudo que sonhavam, ainda se sentiam extremamente tristes e vazios em suas vidas.

Quando olho para textos bíblicos que tratam a respeito do tema alegria e felicidade, vejo relatos de um povo que, mesmo em meio a todos os momentos de dificuldades que enfrentava, entendiam que a alegria que precisavam para viver estava apenas em um lugar – ou podemos dizer que em uma pessoa, Deus. Mesmo sofrendo perseguições, estando sob domínio de um povo estrangeiro, peregrinando pela terra.

Mesmo em meio às lutas e dificuldades do seu dia, esses homens e mulheres de Deus reconheciam que “não vamos nos entristecer, pois a alegria do Senhor é a nossa força!” (Neemias 8.10). Confessavam “a minha alma se alegrará no Senhor; alegrar-se-á na sua salvação” (Salmos 35.9) e anunciavam “em teu nome me alegrarei todos os dias, e a tua justiça exaltarei, pois tu és a nossa glória e a nossa força, e pelo teu favor exaltas a nossa força”.

Sim, Senhor, tu és o nosso escudo, ó Senhor de Israel, tu és o nosso rei. (Salmos 89.16-18). Um povo que foi privado durante tanto tempo de posses, terra etc. só poderia se apegar a uma alegria que vai muito além de coisas materiais. Uma alegria mais profunda e , consequentemente, mais verdadeira. Essa alegria eles encontram em Deus.

O que é felicidade então? Será que felicidade é algo que não tenho e estou correndo atrás, ou é algo que já tenho e só preciso reconhecer? Se felicidade é um “estado de espírito”, então, entendo que apenas algo espiritual pode o preencher plenamente. Quão lindo é saber que fomos feitos moradas e somos cheios do Espírito, que gera em nós, amor, alegria, paz, bondade… ( Gálatas 5.22-23).

Se o filme da sua vida também pode ser estampado com o título “À procurada da Felicidade”, saiba que já existe uma felicidade disponível aqui e agora para você. Não é necessário dinheiro para comprá-la ou “correr atrás dela”, pois, essa felicidade te deseja tanto que veio até o seu encontro, e o nome dessa felicidade se chama Jesus.

“Então se alegrarão e ninguém lhes poderá tirar essa alegria” (João 16.22b). Seja preenchido por Deus, e, consequentemente, de alegria.

Que Deus abençoe sua vida.

Do seu irmão em Cristo,

Bruno Ferigato | Pastor