LIÇÕES

Devocional 13-12

13 de Dezembro

Leitura bíblica: Filipenses 2.5-11

Esse texto compartilha princípios importantes sobre Jesus Cristo, sentido do Natal.

1.      Natal é o nascimento de Jesus aqui na terra. Mas Jesus é Deus, e existe de eternidade a eternidade.

Natal é o nascimento de Jesus como homem. Mas, Ele também é Deus, o centro de todas as coisas. Ele é o Verbo, e sem Ele, nada do que foi feito se fez (João 1).

2.      Natal é esperança porque Jesus veio ao mundo para servir.

O texto fala que Jesus assumiu forma de servo. Não assumiu forma de Rei, e nem veio ser criado em um palácio. Mas, veio nascer em uma manjedoura, e viver uma vida em que não veio para ser servido, mas para servir. E, veio para servir aqueles que mais precisam (os pobres, os prisioneiros, famintos…).

3.      O Natal é a mensagem de um Deus que quer se relacionar conosco a todo custo.

O texto fala que Jesus foi reconhecido em forma humana. Isso se relaciona à profecia que foi liberada de que ele seria “Emanuel”, ou seja, “Deus conosco”. O grande propósito de Deus é ter comunhão conosco, sermos partes de sua família. E, o fato de o filho de Deus ter assumido uma forma humana para se comunicar conosco, de uma forma que podemos entender, é o clímax deste plano.

4.      Natal é a celebração de alguém que dividiu a história e está exaltado junto a Deus.

Jesus nasceu, cumpriu seu propósito, morreu, mas a morte não pôde vencê-lo. Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome. Nós celebramos no Natal a vinda de Jesus até nós. Ele ainda é o mesmo. Ele está vivo. Ele quer revelar quem é o Pai. E, um dia, toda língua confessará que Ele é o Senhor.

Pr. Marcelo Barros