LIÇÕES

Devocional 14-01

14 de Janeiro

Texto base: Provérbios 25.28

Textos auxiliares para leitura: I Coríntios 10.22; Gálatas 5.22-23; Salmo 46.10a

Queremos ser uma igreja missional e multigeracional que vive na dinâmica das três estações: discipulado, desenvolvimento e pertencimento.

Sou fruto da geração X. Assim sendo, lembro-me dos telefones fixos, lembro-me da vida antes das secretárias eletrônicas ou dos controles remotos da televisão. Lembro-me do tempo do videocassete e de alugar as fitas na locadora. Lembro-me da vida antes dos telefones celulares e lembro-me de me sentir mais seguro, de certa forma, do que agora, tendo acesso a um telefone. Às vezes, anseio por dias sem sinal de telefone, por momentos em que esteja inacessível. Em outros dias, fico muito grato por minha esposa ter seu celular para que eu possa lembrá-la de alguma coisa ou ter notícias de casa na jornada missionária do dia a dia.

A tecnologia não é boa nem ruim! É o nosso uso ou dependência que pode se tornar problemático. É extremamente útil; assim, posso me comunicar a tempo e hora com parentes, amigos as e irmãos/ãs ao redor do mundo. Eu não conseguiria vê-los de outra forma! Gosto de ver meus/minhas amigos/as no Facebook e acompanhar suas vidas.

Então, posso me permitir ver as lindas famílias de meus amigos. Não posso, porém, ser tentado a ficar me perguntando: “por que eles adquiriram isso ou aquilo e eu ainda não?”; “temos a mesma idade, por que o corpo deles é assim e o meu não?”; “estão votando em quem?”; “achei que gostava deles, mas se esse é o lado ideológico deles, agora, acho que não os conheço muito bem”.

De repente, o que deveria nos unir está causando divisão. Qual é a sua relação com a tecnologia? Você usa muito? Essa é uma decisão que é melhor deixar para você e para Deus. Nossos corações são diferentes e reagem às coisas de maneiras diferentes. Meu coração precisa de mais silêncio e tempo de reflexão, longe das mídias sociais e da tecnologia. Outros são capazes de usá-la de forma mais saudável. Isso seria uma boa coisa pela qual orar esta semana. Reserve algum tempo para limpar sua mente e orar sobre o uso da tecnologia.

Veja se você sente Deus cutucando-o/a para trabalhar mais tal questão em seu dia a dia. Se acha que precisa diminuir o uso, pode colocar um aplicativo no telefone que envie uma notificação quando você ultrapassar o tempo que deseja gastar. Mas, simplesmente, você pode colocá-lo fora de alcance em determinados momentos. Tenho um amigo que tirou a mídia social do celular, então ele precisa estar no computador para usá-la, pois já se sentia exaurido e viciado em tecnologia.

Você também deve optar por seguir conteúdos mais positivos nas mídias sociais. Eu realmente gosto de acompanhar as coisas pertinentes à vida e missão da igreja. Não podemos ser dominados pela tecnologia, pois quem a domina somos nós. A Bíblia nos afirma: “sede férteis e multiplicai-vos! Povoai e sujeitai toda a terra; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todo animal que rasteja sobre a terra!” (Gn 1.28b).

Que Deus nos inspire para que tenhamos sabedoria no uso das novas tecnologias.

Em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento