14 de Maio
Leitura bíblica: Gênesis 2.18-25
Este mês de maio é o mês da família. Encontramos na narrativa de Gênesis a importância da família na visão do Deus Todo Poderoso de Israel. O Deus bom fez o mundo e o fez com amor, gerando um ambiente propício para a realização de Seu grande sonho: ter uma grande e abençoada família na face da terra. Quando lemos cuidadosamente a colorida história de Deus criando uma mulher em Gênesis 2, encontramos a mesma mensagem de reciprocidade de Gênesis 1, embora apresentada com detalhes diferentes.
As pessoas muitas vezes interpretam mal a história de Gênesis 2, chamando a primeira mulher de “ajudadora”, como tornando as mulheres subordinadas aos homens. De fato, “a palavra para ‘ajudador’ em Gênesis 2 é o hebraico ‘ezer’, sempre usado na Bíblia para denotar aquele que é mais forte vindo ajudar aquele que é mais fraco. De fato, muitas vezes é aplicado ao próprio Deus em relação à humanidade”. Como uma compreensão mais clara dessa palavra hebraica pode criar um clima de respeito mútuo por todos nos relacionamentos humanos, incluindo o casamento?
Em 1706, o pregador Matthew Henry (muito à frente de seu tempo!) afirmou que a mulher não fora feita da cabeça de Adão para ser maior que ele, e muito menos dos pés para ser menor. Ao contrário, a formou da costela, perto do coração, para ser protegida, e muito. Você conhece casais que vivem essa qualidade de companheirismo e parceria mútuos?
Que Deus abençoe todas as famílias de nossa comunidade de fé e serviço!
Em Cristo,
Pr. Wesley Nascimento