14 de Julho
Leitura bíblica: Salmos 111.10
Falar sobre temor ao Senhor precisa tocar profundamente os nossos corações, pois qual o filho ou filha, que quer agradar ao pai, não tem respeito a ele? A verdadeira santidade gera temor de pecar contra o Senhor.
O temor do Senhor não é medo, mas sim uma atitude de profundo respeito que inclui a adoração, o amor, o serviço a Deus e a obediência aos seus mandamentos. O temor do Senhor é o componente mais básico da sabedoria, uma virtude que só pode ser alcançada quando se conhece a Deus e submete-se à Sua vontade. Ter conhecimento sobre algo e não ter nenhum conhecimento de Deus aniquila esse valor que possui esse conhecimento. Só os loucos rejeitam o temor ao Senhor. Não temer a Deus equivale a rejeitar toda sabedoria.
O temor do Senhor é reverência. O texto de Hebreus 12.28-29 nos confirma essa afirmação. “Por isso, recebendo nós um Reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor.” O temor do Senhor nos fará cautelosos ao nos aproximarmos do santuário divino.
O temor do Senhor nos faz aborrecer o mal (Provérbios 8.13). “O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.” Iremos temer ao Senhor à medida que o conhecermos. A falta desse temor leva o/a cristão/ã a viver uma vida relaxada e leviana, não discernindo entre o mal e o bem. Se você não aborrece o pecado, é porque não teme a Deus. Busque hoje mesmo esse temor. Aproximar-se da sabedoria requer aproximar-se do Altíssimo, o que significa afastar-se de tudo o que Ele abomina.
O temor do Senhor traz benefícios para nossas vidas, como:
Neste tempo de esperança, que possamos viver no temor do Senhor, para que nossos dias sejam prolongados. Que tenhamos proteção, livramento de todo mal e ter certeza da condução para vida eterna.
Rosemary Barbosa | Pastora