LIÇÕES

Devocional 14-08

14 de Agosto

Leitura bíblica: Mateus 28.31-40

O Projeto Sombra e Água Fresca é um projeto missionário da nossa igreja que acontece no bairro Santa Rita, em Juiz de Fora, visando alcançar crianças e adolescentes através da educação cristã, do apoio escolar, do futebol, do inglês, das artes e por meio de outras atividades. Ainda não conhece o projeto? Acesse nas redes sociais: @projetosaf.jf

Me encanta ver em Jesus o amor pelos mais vulneráveis, como lemos neste texto. E, tenho estado fascinado por descobrir cada vez mais a abrangência da visão do fundador do movimento metodista, John Wesley, a respeito desta temática. Alguns fatos sobre Wesley:

Ele era “do povo” – Wesley disse: “somos dispostos, conscientemente, a deixar os ricos (…) com vocês. Deixem-nos somente com os pobres, (..) os excluídos entre os seres humanos. Fiquem vocês também com os santos deste mundo, mas, deixem-nos ‘chamar pecadores ao arrependimento’”.

Wesley estava onde o povo estava. Veja alguns projetos de Wesley para grupos marginalizados: clínica médica; empréstimo livre de juros; orfanatos e escolas; abrigos para as viúvas e comida para os pobres; biblioteca; capelania; carcerária… Ele se propôs a discutir o estado desumano do sistema carcerário inglês e a escravidão.

1.      Educação cristã e escolar para crianças eram prioridade máxima:

A educação é um pilar no movimento metodista. A capela e a escola, no Metodismo, sempre andaram juntas. Wesley, desde os tempos do Clube Santo, na Universidade de Oxford, se dedicou a construir escolas para crianças pobres. Essa não foi uma causa a qual ele se dedicou alguns dias ou alguns anos, mas foi algo para o qual dedicou toda a sua vida, como fundamento na nova vida e na construção de um mundo novo mais qualificado e melhor.

Há registros de escolas, de internatos, de encontros semanais em sociedades com pelo menos 10 crianças. Encontros duas vezes por semana com grupos de 100 crianças, além da escola dominical e de manuais pra crianças, bem como obras variadas para professores das crianças. Os pobres, em geral, eram analfabetos e não tinham qualquer acesso à educação. Tudo isso foi extremamente revolucionário.

2.  Wesley formou vários seguidores com a visão de valorizar os marginalizados, crianças e educação:

Certa vez, em 1768, ele escreveu cinco instruções que deveriam ser espalhadas por toda a Inglaterra, Irlanda e Escócia, das quais destaco três: 1) passar uma hora semanalmente com as crianças; 2) conversar com as crianças sempre que as encontrassem; 3) orar pelas crianças encarecidamente. Que instruções simples, mas que lidam com uma demanda tão importante e transformadora!

Concluindo, Wesley tinha como objetivo reformar a nação, particularmente a Igreja, e espalhar a santidade bíblica sobre a terra. E, uma de suas escolhas principais foi investir em crianças e em educação. Este é um caminho para gerarmos um mundo melhor. Fico feliz em saber que o Projeto Sombra e Água Fresca pode seguir exercendo um pouco desse legado. E, que a herança deste grande homem de Deus possa nos incentivar a ser uma Igreja que serve, uma Igreja que está onde o povo está, e onde a necessidade está.

Pr. Marcelo Barros