LIÇÕES

Devocional 14-09

14 de Setembro

Leitura bíblica: João 8.31-36 e Gálatas 5.1

Jamais encontraremos alguém que goste de estar preso, alguém que tenha prazer nas algemas e que ama a ideia de ficar trancado em uma prisão. Uma pessoa que goste disso, provavelmente, não está em suas melhores condições mentais.

O instinto humano pede e busca a liberdade. Temos necessidade de libertação. No entanto, apesar de termos este instinto que anseia por liberdade, muitas vezes passamos longos períodos de nossas vidas presos, trancafiados em nossos erros. Ou pior ainda, passamos grande parte de nossas vidas achando que somos livres, quando estamos na verdade totalmente presos em nossos pecados.

Algumas pessoas passam a vida ligando liberdade a drogas, bebidas, independência, poder, riquezas, sexo sem compromisso etc. Alguns religiosos ligam liberdade ao fato de não terem uma célula para se preocupar, nenhum compromisso com a igreja, livres de cobranças, livres de lideranças, livres de ministérios. Isso é uma grande mentira! Pessoas que pensam desta maneira ainda não experimentaram a verdadeira liberdade.

Jesus nos oferece verdadeira liberdade “se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. No livro de João capítulo 8, Jesus nos dá algumas dicas para sermos livres de verdade. Para experimentarmos a verdadeira liberdade, que somente Cristo pode nos dar, é necessário:

  1. Permanecer nos ensinos de Jesus (João 8.31; João 15.10):

Libertação é um processo. Precisamos entender o valor da nossa perseverança nas coisas que temos aprendido de Jesus para sermos libertos de verdade. A Bíblia nos mostra muitas pessoas que se encontraram com Jesus, foram libertas de suas doenças, problemas, e acharam que isso era o suficiente, não permaneceram e voltaram a ser prisioneiras. Ninguém é liberto se encontrando com Jesus em um dia e o deixando de lado no outro. Precisamos permanecer nos ensinos de Jesus se quisermos vencer as prisões. Pratique sempre o que você tem aprendido sobre Jesus, a libertação começa assim.

  1. Tornar-se um discípulo de Jesus (João 8.31; Lucas 14.33):

           Nunca iremos encontrar alguém totalmente liberto sem que essa pessoa seja discípulo de Jesus. Isso porque fomos criados por Deus para uma finalidade, só seremos realizados e consequentemente libertos fazendo o que Deus quer de nós. Tornar-se um discípulo, um imitador de Jesus é o segundo passo para quem quer ser verdadeiramente liberto. Abandone as coisas que você faz e que Jesus não faria. Olhe para Jesus e seja como Ele.

  1. Conhecer a Verdade – Palavra de Deus (João 8.32; Hebreus 4.12):

           Conhecer a palavra de Deus é outro passo para a libertação. Ao lermos a Bíblia entendemos os verdadeiros valores e nos desprendemos das mentiras do mundo que nos aprisionam; “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. A Bíblia é a verdade de Deus escrita. Conhecer a Bíblia é um grande passo para a liberdade. Conheça a palavra de Deus, ela pode te libertar!

A palavra de Deus nos diz que o Senhor nos ungiu para pôr em liberdade os cativos (Isaías 61.1). Para que essa promessa se cumpra em nossas vidas, precisamos estar livres. Somos libertos para libertar. Permaneça nos ensinos de Jesus, torne-se um discípulo dEle e conheça a palavra de Deus. Jesus tem isso para a sua vida também, deixe a verdade de Deus te libertar!

No amor de Cristo

Pra. Joseane Goese