14 de Outubro
Leitura bíblica: Tito 2.11-14
A graça de Deus não é apenas um favor imerecido, ela também é uma força transformadora que nos ensina a viver de maneira diferente. Em Tito 2.12, vemos que a graça não só nos salva, mas também nos instrui, levando-nos a abandonar comportamentos pecaminosos e a adotar um estilo de vida mais semelhante a Cristo. A graça não se limita a os libertar do pecado, mas nos educa para vivermos com sabedoria, justiça e piedade.
Em Creta, como em muitas partes do mundo, as pessoas viviam sem um norte, mergulhadas em valores que se opunha à vontade de Deus. Mas Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, nos ensina que a graça de Deus tem o poder de mudar tudo isso. Ele nos ensina a ser sóbrios e justos em nossas relações, a viver de forma devotada a Deus e a renunciar às paixões carnais que tanto nos atraem.
A chave para viver de acordo com a graça de Deus é entender que não podemos fazer isso por nossos próprios esforços. Em Tito 3.4-7, Paulo esclarece que somos salvos e regenerados ela ação do Espírito Santo, não pelas nossas obras. Ele é quem nos conduz e nos guia, nos fortalece e nos molda. A prática de disciplinas espirituais, como oração, jejum e leitura da palavra, nos ajuda a estar mais sensíveis à Sua voz.
Que possamos, então, permitir que a graça de Deus transforme nossa vida de dentro para fora. Que a graça não seja apenas uma palavra vazia em nossos lábios, mas uma realidade que molda nossa conduta e nossas escolhas.
Oração: Senhor, agradeço pela Tua graça que não só me salvou, mas também me ensina a viver de maneira justa e piedosa. Que o Teu Espírito me guie todos os dias para viver conforme a Tua vontade. Amém.
Jonathas Batista G Silva | Secretaria de Discipulado