14 de Dezembro
Leitura bíblica: Lucas 2.11
O que é o Natal para você? Séculos antes do nascimento do Salvador, Deus predisse o lugar em que Jesus nasceria: Belém (Miqueias 5.2). Mas, quando chegou a hora de se cumprir essa predição, havia um problema. Os pais de Jesus moravam em Nazaré, que ficava muito longe de Belém. Era possível que as predições de Deus não acontecessem? O imperador mundial César Augusto decretou um censo de todo o império. Foi exigido que cada família retornasse à sua cidade de origem, e Maria e José eram naturais de Belém. Jesus nasceu quando eles foram dar informações para o censo em Belém. Quando Deus prediz alguma coisa, ela acontece ao pé da letra, mesmo que para isso seja necessário um decreto imperial. Deus é o soberano aos imperadores.
Jesus nasceu na pobreza e na obscuridade. Era mais natural pensar em riquezas e esplendor como um começo mais apropriado para o Rei do universo. Mas “aquilo que é elevado entre homens é abominação diante de Deus” (Lucas 16.15). Embora alguns pastores e, mais tarde, alguns magos tenham vindo ver a Jesus, seu nascimento passou quase totalmente despercebido. Quem poderia pensar que esse nascimento moldaria a história do mundo?
Mas um homem, Herodes, esteve com atenção voltada para Jesus. Herodes, o Grande, rei da Judeia, era um homem muito suspeito. Ele tinha matado uma esposa, três filhos e uma sogra. César sarcasticamente comentou que era mais seguro ser o novilho de Herodes do que ser o filho de Herodes! As suspeitas de Herodes começaram quando ele tomou conhecimento dos rumores de que tinha nascido o rei dos judeus. Ele mandou que matassem todos os recém-nascidos em Belém do sexo masculino, a fim de eliminar qualquer possibilidade de um rival do trono. Ironicamente, Herodes morreu dali alguns meses, e Jesus foi protegido por Deus no Egito. Deus fez com que Cristo nascesse no lugar que Ele predisse e da forma que Ele determinou. Deus protegeu a Jesus até chegar a Sua hora. Quanto mais aprendemos a respeito de Jesus, mais aumenta a nossa fé.
NATAL – Esta pequena palavra move o mundo. Tantas pessoas se mobilizam a enfeitar casas e ruas para comemorar. Acontece uma sinergia que une as pessoas. Parece que até o clima muda, quando chega este tempo. Contudo, o mundo tenta ofuscar sua maior importância (2ª João 1.7). Na correria do fim de ano, em meio às compras, festas e viagens, quase não resta tempo para pensar o que é o Natal. Como qualquer coisa na vida, precisamos refletir antes de fazer. Então, se celebramos o Natal, devemos entender o seu significado. O que é Natal? Vamos formar um acróstico com as letras desta palavra, ilustrando o significado do Natal:
1- Nascimento – Mateus 1.18: “ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo”.
O primeiro sentido lógico do Natal é NASCIMENTO. Embora não saibamos a data correta em que Jesus nasceu, o dia 25 DE DEZEMBRO foi escolhido para sua comemoração. Independente disso, sabemos que, todos os dias, Jesus nasce em nossos corações. O Natal acontece quando alguém “nasce de novo” (João 3.3,7). Deus faz todas as coisas renascerem. Esta esperança de viver é o Natal que Jesus trouxe para nós, pois antes estávamos mortos em nossos delitos e pecados (Efésios 2.1). Natal é Nascimento!
2- Amor – João 3.16: “porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. A segunda marca da palavra Natal é o AMOR. Não houve outro motivo que atraiu Jesus ao mundo, senão o infinito amor de Deus. Foi por amor que Jesus Cristo nasceu, viveu, morreu e ressuscitou. Tudo que Deus faz é por amor. Quando amamos o nosso próximo, como a nós mesmos, estamos realizando o Natal. Não adianta ter presentes, comidas, festas e viagens se não houver amor. Sem o amor tudo é em vão (1ª Coríntios 13.1). Mas, por amor, tudo vale a pena. Natal é Amor!
3- Ternura – Isaías 63.15: “atenta do céu e olha da tua santa e gloriosa habitação. Onde estão o teu zelo e as tuas obras poderosas? A ternura do teu coração e as tuas misericórdias se detêm para comigo!”.
A terceira palavra que revela o Natal é TERNURA, isto é: afeto, carinho e calma. Todo o cenário formado por Deus para o nascimento de Seu filho foi cheio de ternura. Mesmo em um ambiente rústico e escasso, havia beleza. A paz que pairava no ar tornava tudo mais bonito. Em cada olhar, desde os pais da criança, os pastores, reis magos, anjos e até animais do campo, havia um afeto em comum. Nem precisavam palavras para explicar. Cada coração tinha o mesmo sentimento.
4- Alegria – Lucas 2.10: “o anjo, porém, lhes disse: não temais; eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo”. A quarta letra da palavra Natal mostra a ALEGRIA. Aquela noite em Belém foi a estreia de uma festa que seria razão de alegria em todo o mundo, por todas as gerações. Quando as pessoas se reúnem para confraternizações de fim de ano, não podem se esquecer da maior alegria do Natal, que foi a vinda do Messias ao mundo. Que seria de nós se Jesus não tivesse nascido? Talvez nossa geração nem existisse. Por isso devemos nos alegrar, por Jesus ter nascido, para nós e em nós.
5- Liberdade – João 8.36: “se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. A última letra da palavra Natal, apresenta o propósito do nascimento de Cristo, que foi dar LIBERDADE a todos os seres humanos. Antes da manifestação do Filho de Deus, o mundo estava escravizado pelo pecado. Não havia alternativa de salvação, a não ser através da lei, que o homem e a mulher, contudo, não conseguiam cumprir, por mais que tentassem. Jesus veio ao mundo para nos aliviar dos fardos pesados (Mateus 11.28).
Veio curar nossas feridas e, principalmente, nos perdoar os pecados (1João 1.9). Quando conhecemos a verdade de Jesus, ficamos livres de toda mentira (João 8.32 e 44). Por isso, o tempo do Natal é quando temos mais liberdade para expressar o amor de Deus ao nosso próximo. Natal é Liberdade! Por tudo isso, amado/a, deixe o Natal acontecer em você!
A palavra Natal pode significar muito mais do que isso, com certeza! Basta deixarmos que o Natal, simplesmente, aconteça, sem as muitas preocupações. Natal, como vimos, é Nascimento (do Deus Menino ou do Cristo, em nós, fazendo com que também tenhamos nova vida), é Alegria de termos salvação e vida eterna, é Ternura, que nos faz compartilhar abraços e sorrisos; é Amor, que reflete o grande amor de Deus por nós e que nos faz amar também o nosso próximo e, por último, é Liberdade, alcançada através da fé em Jesus! Portanto, apenas VIVA todo o significado do Natal!
Pra. Joseane Goese