LIÇÕES

Devocional 15-05

15 de Maio

Leitura bíblica: Atos 11.4

O livro de Atos dos Apóstolos não deve ser lido nem encarado da maneira como muitos o fazem, como se Lucas ali tivesse escrito exclusivamente a história ou obras próprias dos apóstolos, como exemplo de boas obras ou de boa forma de vivência. Até mesmo Santo Agostinho e muitos outros acharam que o melhor exemplo ali estaria no fato de os apóstolos terem tido todos os bens em comum com os cristãos, o que, aliás, não durou muito, e teve que acabar com o tempo.

Em vez disso, deve-se atentar para o que Lucas, neste livro, ensina a toda a cristandade, até os confins do mundo, o verdadeiro ponto principal da doutrina cristã. Ou seja, como todos temos que nos tornar justos exclusivamente pela fé em Jesus Cristo, sem qualquer contribuição da lei ou das nossas obras.

Esse tópico é a principal intenção e razão de escrever este livro. Por isso é que ele também trata de forma, não só da pregação dos apóstolos a respeito da fé em Cristo. De como ambos, gentios e judeus, por esse meio, tiveram de ficar justos, sem quaisquer méritos nem obras, mas também dos exemplos e da história desse ensinamento, de como os pagãos, da mesma forma como os judeus, tornaram-se justos exclusivamente pelo evangelho, sem a lei. Amém!

Martinho Lutero [Adaptado[1]]


[1] Bíblia Sagrada com Reflexões de Lutero (ARA, SBB, 2015).