LIÇÕES

Devocional 15-08

15 de Agosto

Leitura bíblica: Mateus 7.20; Gálatas 5.22-23.

O texto do Evangelho de Mateus aborda o assunto dos falsos profetas e como distingui-los. Mas, não será essa a temática a ser abordada nesta devocional. Vamos voltar nossa atenção para os frutos em si, tratando de árvores e, fruto, quando falamos do Espírito Santo. A verdade é que, assim como é plano natural, também o é no espiritual.

Jesus sempre usava parábolas para falar de assuntos dos quais Ele gostaria que ficassem gravados nos corações. Ele usava esse meio para que tanto o douto como o inculto pudesse entender. O texto nos diz que somos conhecidos pelos nossos frutos. Somos de Deus. Temos que produzir os frutos e os benefícios que Ele nos oferece. Assim como o fruto de uma árvore depende do tempo e da própria árvore para crescer, também precisamos de tempo e da operação de Deus através do Seu Espírito para frutificar.

O apóstolo Paulo não descreve uma solução rápida para o sucesso na vida cristã. Porque, na verdade, o fruto do Espírito tem seu resultado no caráter do/a cristão/ã. É um processo. Assim como não podemos pegar uma semente e plantá-la hoje e forçá-la a dar o fruto no outro dia; mas, cuidamos para que o solo seja bom, para que as raízes passem a fixar a terra, colocaremos adubos, regaremos antes de lançarmos as sementes. E, prosseguiremos com o mesmo cuidado, até que possam dar frutos no seu devido tempo. Na vida cristã, da mesma forma, você tem que cultivar o solo do seu coração com a palavra de Deus, e permitir que ela cresça e frutifique.

Não é possível ao ser humano produzir o fruto do Espírito por si próprio, mas, o próprio Espírito Santo que produz Seu fruto em nós (cf. João 15.1-8). Nosso espírito é proveniente de Deus (João 4.24). O resultado de uma vida cheia do Espírito Santo é o seu fruto evidente no dia a dia, que é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio.

Quando olhamos para o fruto do Espírito Santo, vemos um retrato de Jesus Cristo. Todas as nove virtudes acima estão presentes no caráter de Cristo. Se desejamos possuir Seu caráter, temos que ter o fruto do Espírito Santo presente em nossas vidas.

A Palavra diz que seremos conhecidos/as pelos frutos que produzimos.Então, precisamos ser uma árvore boa, para produzirmos bons frutos. Sabemos que só o Espírito Santo pode trabalhar em nós moldando o nosso caráter e assemelhando-nos a Jesus.

Em Cristo, somos capacitados a viver cheios do Espírito. Agora, o Espírito Santo deseja produzir em nós, diariamente, Seu fruto: amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Virtudes estas que fazem parte dEle mesmo.

Concluindo, a comunhão com Deus e o conhecimento da Palavra nos ensinam como devemos viver. Mas, é o próprio Espírito que libera o Seu fruto sobre cada um de nós. Devemos preparar a terra para receber o fruto e que possa frutificar. A vida cristã é crescente, é um processo contínuo para aqueles/as que permanecem firmados no Senhor Jesus, e nem sempre nossa transformação ocorre de forma instantânea como bem gostaríamos que fosse. A nossa alegria está em saber que, à medida que temos comunhão com Ele, somos transformados de glória em glória, e nos tornamos conhecidos/as pelos frutos que produzimos. Que o fruto do Espírito Santo seja visto em nós pela nossa maneira de viver.

Pra. Rosemary Barbosa