LIÇÕES

Devocional 15-10

15 de Outubro

Leitura bíblica: Salmo 18.46-50

Como acontece com muitas outras qualidades positivas, a Bíblia não disse que a bondade brota automaticamente dos impulsos generosos do coração humano. O Salmo 18 louva a bondade de Deus para com Davi, usando a palavra hebraica “hesed”, multifacetada. As versões em inglês moderno costumam usar uma expressão como “amor fiel” ou “misericórdia” para traduzir “hesed,” quando fala de Deus, enquanto, muitas vezes, escolhem “bondade” para expressar o significado de “hesed” quando se trata de como as pessoas agem (como em Miquéias 6.8).

Assim como no texto de hoje, no Salmo 90.14-17, a bondade é fruto sempre da ação da misericórdia de Deus no ser humano. A bondade nunca procede primariamente de nós mesmos, mas sim de Deus. Muitas vezes discutimos nosso “legado”, fazendo parecer (e talvez pensando…) que o legado é apenas o resultado de nosso próprio trabalho. Os salmistas, por outro lado, sempre buscaram dar o louvor a Deus, seja pela vitória na batalha ou pela reflexão sobre os resultados de uma vida longa. “Com a ajuda de Deus, existe a possibilidade de algo duradouro em meio à realidade da brevidade da vida humana.” Você já pediu à bondade divina de Deus para ser uma grande força moldando seu legado? Você poderia?

Deus mostrou a Davi “amor fiel”, “bondade” ou “misericórdia” (hebraico hesed), mas não apenas a Davi. Gálatas 3.26 diz que somos “todos filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus”. Deus oferece essa mesma bondade amorosa a todos que escolhem ser seus filhos.

O que significa para sua fé saber que Deus valoriza você tanto quanto ao escritor do Salmo 18? De que maneiras Deus “resgatou” você, ao longo de sua vida, dos “inimigos” externos e internos por obra de sua graça e misericórdia?

Junte-se a nós! Somos Igreja juntos.

Em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento