LIÇÕES

Devocional 15-11

15 de Novembro

Leitura bíblica: João 16.17-24.

A alegria é essencial à vida espiritual. Seja o que for que pensemos ou digamos acerca de Deus, se não estivermos alegres, os pensamentos e palavras não podem produzir frutos. Jesus revela-nos o amor de Deus para que a Sua alegria seja a nossa, e para que a nossa alegria seja completa. A alegria é a experiência de saber QUE SOMOS AMADOS INCONDICIONALMENTE e que nada – doenças, fracassos, quebras emocionais, opressão, guerras ou mesmo a morte – pode privar-nos desse amor.

Você deve conhecer a lista dos sete pecados capitais que foi formulada no século VI pela Igreja Católica Romana: luxúria, glutonaria, avareza, soberba, ira, vaidade e preguiça. Mas, talvez você não saiba que a lista original, compilada no século IV, incluía o pecado da tristeza. Com o passar dos anos, essa emoção foi omitida do registro.

Algumas pessoas são abençoadas com disposição alegre. Elas parecem estar sempre felizes e têm um sorriso permanente como se estivessem fazendo um comercial de pasta de dente. Mas, há outros que parecem estar cronicamente tristes. Estão sempre reclamando da vida e seus fardos. E, quem pode negar que as aflições são desencorajadoras?

Mesmo que reconheçamos que nem todo mundo é abençoado com perspectivas brilhantes em sua vida, precisamos nos lembrar que a alegria é ter a certeza de que somos amados por Deus, e é um dos dons que Jesus prometeu aos Seus seguidores. PRECISAMOS RESISTIR A QUALQUER TENDÊNCIA DE DEIXAR QUE A TRISTEZA DOMINE NOSSA VIDA EMOCIONAL.

Jesus prometeu aos Seus discípulos na noite em que Judas o traiu: “vossa alegria ninguém poderá tirar” (João 16.22). Lembre-se de que a alegria é parte do fruto do Espírito Santo que habita em nós (Gálatas 5.22). Peçamos ao Senhor que nos ajude a olhar além das nossas circunstâncias dolorosas e a encorajar o nosso coração pela visão da alegria que nos espera (Hb. 12:2).

Temos que escolher a alegria e continuar a escolhê-la todos os dias. Escolha baseada no conhecimento de que encontramos em Deus nosso refúgio e segurança e de que nada, nem sequer a morte, nos pode separar de Deus.

A alegria é parte do fruto do Espírito que floresce em todas as estações.

Pr. Silas Coutinho