LIÇÕES

Devocional 16-03

16 de Março

Leitura bíblica: Romanos 14.3;17-20; 1ª Coríntios 14.12,26; Efésios 1.22-23

Os/As discípulos/as que estudam a Bíblia com seriedade creem nesta máxima: “um texto sem contexto é um pretexto para formação de heresias”. Recentemente, estudei algumas partes das cartas de Paulo que nos deixam desconfortáveis. A Bíblia, diferente do que muitos pensam, não é um livro de autoajuda. É, sim, a Palavra de Deus que revela os desígnios e Sua vontade para a humanidade. Precisamos começar entendendo o contexto maior do ministério e das cartas paulinas. A paixão motriz de Paulo, refletida nos textos, era estabelecer e construir a Igreja cristã e espalhar a mensagem do Evangelho por todo o Império Romano. Creio que essa também é a nossa paixão, visão e propósito.

Raramente discutimos sobre a “santidade” da comida. Pode parecer fácil viver Romanos 14.17. Mas, nossa cultura sempre difere fortemente sobre muitos outros tópicos! Paulo disse: “não destrua o que Deus fez por causa de comida”. A maioria das passagens consideradas “desconcertantes” de Paulo urge as pessoas a evitar ferir a igreja em alguma circunstância particular. É necessário entender que a Igreja é algo maior e melhor. Portanto, devemos sempre visar o Corpo de Cristo, e não a transitoriedade das coisas da vida.

Passagens “desconcertantes” levam alguns leitores a desistirem da Bíblia, mesmo no Reino de Deus. Mas, o contexto completo de qualquer passagem não clara é a grande história da Bíblia sobre a missão de Deus de restaurar nosso mundo quebrado à totalidade de Deus, pelo amor agigantado de um Deus que sempre insiste conosco e nos dá sempre uma nova oportunidade. “Os reformadores reconheceram que alguns trechos das escrituras são desconcertantes; porém, deveriam ser interpretadas à luz do contexto maior e mais claro.”

Seguindo as admoestações do apóstolo Paulo, deixemos aqui tudo aquilo que não acrescenta e vamos, juntos, edificar a Igreja de Cristo em nossa cidade.

Em Cristo,

Wesley Nascimento | Pastor