LIÇÕES

Devocional 16-06

16 de Junho

Leitura bíblica: Jeremias 29.13; Isaías 55.6

Dentro do contexto, o profeta Isaías estava preocupado com o povo de Israel no exílio babilônico. Estavam diante de outra cultura, tradição e sob a influência de outras religiões. Tudo isso poderia contribuir para eles esquecerem o seu Deus.

Essa ordem também é dada a nós de buscarmos ao Senhor para realçar a nossa identidade, de um povo que crê e tem conhecimento da Sua vontade e dos Seus princípios. Isso significa que estamos diante de uma verdade que é ao mesmo tempo reconfortante, “buscai ao Senhor”, e também aterrorizante, “enquanto se pode achar”.

Sem dúvida, a Palavra de Deus nos mostra que chegará um momento em que muitos buscarão a Deus e não o encontrarão, porque será tarde demais. A verdade é que precisamos ter fome e sede de Deus constantemente. Que devemos manter a chama acesa para Deus. O Senhor dá uma ordem simples: “buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. O que precisamos entender é que devemos buscar ao Senhor; o próprio Jesus disse que todo aquele que busca, encontra. Se buscamos o Senhor com sinceridade, é certo que o encontraremos. Muitas pessoas buscam o Senhor por muitos motivos, mas o Senhor nos convida a buscá-Lo com todo o nosso coração: “buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29.13). 

Somente aqueles que mantêm o coração em chamas para Deus conseguem buscá-Lo de todo coração. Temos que praticar essa busca ao Senhor; é uma ordem dada a nós. Seja ela plantada pelo próprio Senhor, ou do vazio que muitas vezes grita dentro de nós. Se não sabe como buscar o Senhor de forma prática, este texto nos ensina: “invoque!”. Invocar, em outras palavras, significa chamar o Senhor Jesus com a nossa boca e com a nossa voz. Clamar a Ele com força e com fé. Chamar o Seu nome e gritá-Lo crendo que Ele nos ouve.

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar.” Então, não quando eu quero, não é quando eu agendo. “Buscai” é uma ordem que procede de Deus pra nós. “Enquanto se pode achar.” Certamente haverá um tempo em que já não será possível. Então, vamos aproveitar enquanto nosso coração tem esse desejo. Devemos procurar o perdão e a graça de Deus enquanto ainda temos oportunidade. É tempo de buscar ao Senhor! Não perca esta oportunidade. Amanhã pode ser muito tarde! Mas a escolha é sua. 

Pra. Rosemary Barbosa