16 de Julho
Leitura bíblica: Mateus 28.19, Marcos 13.10, Lucas 24.47, Atos 15.14-18, Jonas 1-4
O livro de Jonas mostrou um profeta que queria a misericórdia de Deus para si mesmo (e seu povo), mas achou “totalmente errado” que Deus mostrasse misericórdia para com os estrangeiros na capital assíria, Nínive. Os evangelhos deixam claro que Jesus queria que as boas novas do amor gracioso de Deus fossem compartilhadas com “todas as nações”. Em Atos 15, alguns dos primeiros seguidores de Jesus lutaram contra isso. O apóstolo Paulo foi quem pregou as boas novas de Jesus para o mundo mediterrâneo gentio (ou seja, não judeu). “Algumas pessoas desceram da Judeia ensinando à família dos crentes: ‘a menos que você seja circuncidado de acordo com o costume que recebemos de Moisés, você não pode ser salvo’… Alguns cristãos dentre os fariseus se levantaram e afirmaram: ‘os gentios devem ser circuncidados. Eles devem ser obrigados a guardar a Lei de Moisés’.” (Atos 15.1,5).
O pastor John Ortberg escreveu: “duas das palavras mais poderosas da raça humana são: nós e eles!…. Para Jesus, as categorias se dividem assim: não somos nós e eles. É perfeito e não perfeito. É santo e pecaminoso. O que coloca toda a humanidade do mesmo lado: o lado errado. Mas Jesus estava determinado a fazer disso o seu lado… ele nunca sucumbiu ao preconceito do grupo. Ele continuamente comunicou a intenção de amar aqueles que deveriam ter sido ‘eles’. A igreja, muitas vezes, contagiada pelo mundo entendeu isso errado.”
Para Jonas, o amor de Deus era apenas por nós, não por eles. Examine seu coração, pedindo a Deus para identificar seu “nós” e seu “eles”. Então ore para que Deus o ajude a aprender com Jonas que Deus o chama para viver além dessas distinções humanas.
O Cristianismo tem como valor principal apregoar o Reino de Deus, vivendo em tudo a práxis do AMOR. Cremos: “no essencial unidade, no não essencial liberdade, mas em tudo devemos praticar o AMOR” (John Wesley). A Igreja genuína contagia gerações por intermédio do dom maior (I João 4.8, I Jo 3.16).
Pr. Wesley Nascimento