LIÇÕES

Devocional 16-09

16 de Setembro

Leitura bíblica: Provérbio 16.1

A Bíblia, de um modo geral, e bem diretamente neste Provérbio (16.1), nos direciona no caminho do planejamento. O autor deste versículo, possivelmente Salomão, usa o coração como força motriz dos pensamentos humanos, os quais produzem os planos que traçamos, não por acaso. Para o conhecimento hebreu contemporâneo, à época da autoria do texto, o órgão de nosso corpo que era capacitado para sentir o subjetivo, bem como discernir os pensamentos, era o coração. Isto porque o conhecimento das funções cerebrais ainda estava distante. Porém, analisemos esta forma de escrita ainda com outra didática por parte do autor deste Provérbio: a Bíblia, ainda hoje, nos orienta a planejar com o coração, e não com a mente. Isso, antes de minimizar a questão racional, eleva a importância dos sentimentos, no que tange ao que planejamos.

De uma forma ou de outra, o provérbio nos adverte que a resposta a todo e qualquer plano vem dos lábios de nosso Deus. Ou seja: se o plano é bom ou não; se é factível ou não; se será concluído ou não. Estamos sempre no tempo de rascunhar o modo de alcançarmos os nossos sonhos. Porém, sempre pensando nesses planos com o coração, e na ciência de que o cumprir ou não está nas mãos de nosso Deus Pai.

Que possamos sonhar com planos mais ousados e preciosos. Planejar o modo de alcançar cada um deles, orar muito por estes planos e, principalmente, colocar cada um deles nas mãos de nosso Deus.

Pr. Marcos Ferreira