LIÇÕES

Devocional 16-11

16 de Novembro

Leitura bíblica: Salmo 133.1-3

Uma das declarações mais contundentes da Bíblia a respeito dos frutos da unidade encontra-se no texto acima: “que é bom e agradável quando os irmãos vivem em união”. O salmista usa duas figuras para demonstrar a sua afirmação: o óleo e o orvalho.

O óleo: a primeira delas é o óleo sendo derramado sobre Arão, o sumo sacerdote. A Palavra de Deus afirma que somos sacerdócio real, povo de propriedade exclusiva de Deus (1 Pe 2.9). Arão representa a igreja do Senhor, aqueles que fazem parte do corpo de Cristo. O óleo na Bíblia é símbolo do Espírito Santo. Quando Samuel apanhou o chifre cheio de óleo e ungiu a Davi na presença de seus irmãos, o Espírito do SENHOR apoderou-se dele (1ª Sm 16.12-13).

Assim, essa figura aponta para o derramamento do Espírito sobre a Igreja. Davi, o autor do Salmo, fala de óleo derramado em três dimensões:

a) Óleo sobre a cabeça: o Espírito de Deus quer assumir o controle de nossa mente. Faz parte do processo de transformação que o Senhor quer fazer em nós. Quando nos convertemos a Cristo, recebemos a vida de Deus em nosso espírito, mas a nossa mente não nasce de novo, ela precisa ser renovada (Rm 12.2). De uma maneira simples, podemos dizer que renovar a mente significa ter os nossos valores transformados de um padrão mundano para outros segundo a vontade de Deus. A palavra grega traduzida por renovação tem também o sentido de restauração e de completa mudança para melhor. Mente diz respeito à sede dos pensamentos, a partir da qual percebemos, entendemos e avaliamos a realidade. Com renovação da mente, então, Paulo nos ensina que é necessário que o cristão passe por um processo de troca de pensamentos. Os pensamentos de acordo com o mundo e com a velha vida devem ser trocados por outros, melhores, de acordo com a mente divina, os quais produzirão uma nova vida em nós.

b) Óleo sobre a barba: percebe-se, pelo relato bíblico do Antigo Testamento, que os homens normalmente usavam barba. Só adultos podem ter barba. Espiritualmente falando, a barba significa plenitude, maturidade. O Espírito Santo deseja avançar na nossa  transformação, de maneira que possamos ser como Jesus Cristo. A Bíblia, em muitos versículos, afirma que a vontade do Pai é ter muitos filhos à imagem e semelhança do seu primogênito. Por exemplo, Paulo, na carta aos Romanos, declara que o destino que Deus traçou para aqueles que o amam e foram por ele chamados é serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos (Rm 8.29).

c) Óleo sobre a orla das vestes: a consequência de o óleo ser derramado sobre a cabeça e depois sobre a barba é ir para a gola das vestes. O significado da gola é de algo que extravasa, manifestando-se exteriormente. O resultado disso é ver pessoas se aproximando de nós, sentindo o perfume do óleo do Espírito e sendo atraídas por Ele.

O ORVALHO: a segunda figura utilizada por Davi refere-se ao orvalho que desce do monte Hermom para os montes de Sião. O monte Hermom, com 2814 metros de altitude, está quase sempre coberto de neve, enquanto as terras ao redor queimam pelo sol de verão. À noite, ele libera um orvalho que rega a terra aos seus pés, e os montes mais baixos da cadeia de Sião, proporcionando fertilidade contínua. Isaías profetizou sobre o derramamento do Espírito sobre a igreja usando uma figura semelhante: pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes (Is 44.3). O Espírito de Deus faz-nos férteis, dando fruto para a glória de Deus.

Glória de Deus! É impressionante como a UNIDADE entre os irmãos dispara o gatilho para o derramamento do Espírito sobre a igreja.

No amor de Cristo, Pra. Joseane Goese