LIÇÕES

Devocional 16-12

16 de Dezembro

Leitura bíblica: João 1.43-51

Poder seguir a Jesus é, sem dúvidas, um privilégio para todos nós. Pela graça de Deus, Ele nos alcança, nos transforma e nos oportuniza uma vida com esperança. Tornar-se discípulo, portanto, revela a misericórdia de Deus e o poder do Evangelho. O impacto dessa transformação em nós é tão grande que não conseguimos nos conter, isto é, emerge em nós um desejo ardente de compartilhar com outros a vida em Jesus, de fazer novos discípulos para Cristo. Foi exatamente isso que aconteceu com Filipe no texto relatado no Evangelho de João 1.43-51. Ao ter um encontro transformador com Jesus, recebeu o convite para segui-Lo. Tamanha foi a alegria em seu coração que, ao encontrar Natanael, compartilhou com entusiasmo a respeito de Jesus e o convidou: vem e vê.

Filipe anunciou a respeito de Jesus para Natanael numa conversa, a partir de um encontro. Foi algo entre os dois. Naquele momento, não houve um púlpito, uma liturgia ou muitas outras pessoas. Não que isso não seja importante, pelo contrário. Porém, na ocasião o que aconteceu foi uma conversa, um compartilhar da vida que Jesus estava gerando em seu coração.

A mensagem de Jesus pode ser pregada de várias formas. Mas com toda certeza, quando acontece a partir do relacionamento no qual se partilham experiências e se tem liberdade para o diálogo, pode ser impactante.

Não importa como as pessoas estão. Jesus pode transformá-las e oferecer esperança. E nós podemos ser instrumentos para isso, discipulando (sendo e fazendo discípulos) a partir de um processo de atenção, conversa, liberdade e compromisso, no discipulado um a um.

Deus quer te usar para alcançar pessoas, compartilhar com alegria o que Ele tem feito na sua vida, e convidar essas pessoas para: vem e vê, Jesus quer fazer o mesmo com você.

Que Deus te abençoe abundantemente e te use poderosamente!

Pr. Eduardo Furtado de Oliveira