17 de Janeiro
Leitura bíblica: 1ª Coríntios 6.12
Com certeza, você já deve ter ouvido na sua vida alguém falando que evangélicos/cristãos não podem fazer nada. Só ficam indo da igreja para casa e trabalho; costumam dizer que são pessoas quadradas. Ou você já vivenciou isso ou já escutou de alguém que vivenciou isto.
Se você parar para pensar, se o cristão pode ou não fazer alguma coisa, é claro que ele pode. Mas, o que acontece é que todas as coisas nos são lícitas, mas nem todas nos convêm. Nós não podemos ser dominados por nenhuma delas. Gosto bastante de uma revelação trazida por John Stott em seu livro “O Cristão em uma Sociedade não Cristã”, a partir da qual ele diz que o Espírito Santo deve ser um balizador entre os ambientes, lugares e coisas que devemos fazer ou não. Assim, trago um questionamento: você tem tido intimidade com Cristo para ouvir de forma clara e audível os direcionamentos dados por Ele?
Muitas das vezes, nós, enquanto cristãos, precisamos nos restringir a algumas coisas. Primeiro, porque cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus, e seguimos a Bíblia, que é a Palavra de Deus, que dá direcionamentos sobre várias atividades. Segundo, só porque algo pode ser lícito, não significa que é algo para nós, enquanto cristãos. Por exemplo: frequentar lugares onde a palavra e o Senhor da palavra são escarnecidos. O que há de conveniente nisso para nós? O nosso prazer não está nisso. O nosso prazer está no Senhor. O nosso prazer está em ler a Palavra e praticar!
Pense na sua vida agora. Será que tem alguma coisa na sua vida que pode até ser lícito, mas não te convém? Muitas vezes nós precisamos fazer uma faxina espiritual em nossa vida. Tirar aquilo que nos afasta de Deus, aquilo que não deixa você ler a Bíblia, que não deixa você chorar, que não deixa você se dedicar mais a Deus. Nós devemos estar constantemente ligados, conectados com o Rei da Glória, como nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Examine-se, pois, a ti mesmo! “Não devemos preservar nossa santidade fugindo do mundo, nem sacrificá-la nos conformando com ele” (John Stott).
Gabriel Martins Monteiro | Líder da Célula Huios e professor da ED