LIÇÕES

Devocional 17-02

17 de Fevereiro

Leitura bíblica: Jonas 1.1-17

Deus usa pessoas comuns para fazer chegar o avivamento. Jonas foi uma dessas pessoas comuns que Deus usou. Quando a notícia chega a Jonas de que ele iria para Nínive (cidade inimiga de Israel), e que lá ele deveria pregar o arrependimento, no seu interior ele recusou tal tarefa, e preferiu fugir. O destino dado pelo Senhor era Nínive, mas a rota feita por Jonas foi Társis.

Durante a viagem, Deus enviou uma grande tempestade que ameaçou afundar o navio. Os marinheiros ficaram desesperados sem saber o que fazer. Enquanto isso, Jonas dormia. O sono muitas vezes se torna um mecanismo de fuga da realidade. Mas, saiba que Deus sempre vai levantar alguém para lhe despertar, para que você possa assumir o chamado Dele para a sua vida!

O capitão do navio vai até Jonas e o desperta (Jonas 1.6). Com isso, podemos perceber que até mesmo tentar fugir do que Deus tem para nós é perda de tempo. Podemos até mudar a rota, mas o nosso Deus nos trará de volta ao propósito para o qual Ele nos chamou.

Perguntaram a Jonas: “quem é o culpado por este mal que nos aconteceu”? “Qual é a sua ocupação? De onde você vem?”. Jonas teve que revelar a sua identidade. “Eu sou hebreu e temo o Senhor Deus do céu, que fez o mar e a terra.” Com isso, aqueles marinheiros perceberam que Jonas estava fugindo do seu Deus. Jonas admitiu que estava fugindo e pediu para ser jogado ao mar para acalmar a tempestade, e os marinheiros o jogaram ao mar. Deus, então, enviou um grande peixe para engolir Jonas, onde ele ficou por três dias e três noites. Durante esse tempo, Jonas se arrependeu e orou a Deus, prometendo cumprir sua missão em Nínive.

O peixe, então, vomitou Jonas na praia, e ele seguiu para Nínive para pregar. Os moradores de Nínive ouviram a mensagem de Jonas e se arrependeram de seus pecados. Deus, então, poupou a cidade da destruição e houve um grande avivamento.

Quando há arrependimento, de fato, o Senhor muda a sentença de destruição para a sentença de salvação. Glória a Deus!

Rosemary Barbosa | Pastora