17 de Maio
Leitura bíblica: 1 Pedro 1.6-9
O texto de 1ª Pedro fala que o fogo é também o símbolo de algo que tira as impurezas, que refina o ouro. E, o Espírito Santo é prometido como alguém que viria para nos purificar, para convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo (João 16.7-8).Portanto, a experiência com o fogo de Deus, com o Seu Espírito Santo é, também, uma experiência de purificação.
a) O ouro é purificado para que não perca seu valor:
Se o ouro é misturado, ele vale menos. Muitas vezes, nós temos grandes dons, grandes virtudes. Mas existem impurezas em nós que nos bloqueiam de alcançar voos muito mais altos.
b) Água é purificada para gerar vida e não morte:
A água é um dos maiores símbolos da vida. Mas, se ficamos com dor de barriga, logo pensamos: “será que foi algo que eu tomei?”. Logo, a água também pode gerar doenças e morte, se não for purificada.
Dessa forma, o Senhor nos convida a sermos purificados para que, de nós, fluam rios de água viva. Precisamos liberar a mensagem da fé e da graça que trazem vida, e não da religião que traz opressão e morte.
c) Arroz, feijão são purificados para não afetar o gosto:
Se não “catarmos o feijão”, ele fica ruim. Somos chamados para sermos sal da terra, para trazermos sabor, para tornarmos o mundo um lugar melhor. As impurezas tiram a possibilidade de trazermos esse sabor.
d) Areia é purificada para não prejudicar a qualidade:
Se não peneirar, a massa não vai grudar bem. Nós somos criados nesta terra com um propósito.Às vezes, uma pessoa prega, toca ou serve com menos habilidade, mas com um coração puro, e isso gera todo o impacto. Talvez outras pessoas tenham até mais habilidade, mas também podem ter mais impurezas; se for assim, elas se desgastam, se cansam e não alcançam o resultado desejado.
Então, que sejamos uma igreja cheia do fogo do Espírito, e que essa experiência nos faça mais puros, mais santos!
Pr. Marcelo Barros