LIÇÕES

Devocional 17-06

17 de Junho

Leitura bíblica: Tito 1.5

A Igreja é o Corpo de Cristo estabelecido na face da terra. Nós somos membros desse Corpo e, consequentemente, somos um com Ele. A Igreja é um corpo vivo, e não somente um prédio; e é através dela que Deus age na terra. Hoje, ela representa uma grande área de influência na nossa sociedade.

Todos os cristãos são filhos, sacerdotes, ministros, Igreja, e parte do Corpo de Cristo. No Antigo Testamento, o sacerdote era alguém da tribo de Levi chamado para oferecer sacrifícios e louvor a Deus (reestabelecendo a comunhão entre Deus e os homens), e ensinar o povo a obedecer a Deus. Na Nova Aliança, Jesus veio para ser o nosso sacerdote. Por causa da cruz de Cristo em nossas vidas, agora somos livres para nos apresentarmos diante de Deus. Os sacerdotes deveriam ser exemplos de santidade. É Deus quem faz a seleção para o sacerdócio. A unção para ministrar na ordem eclesiástica vem diretamente de Deus.

Os sacerdotes foram os primeiros a oferecerem cuidados básicos de saúde. Como representantes de Deus, eles tinham que atender ao povo em suas necessidades práticas e nas necessidades da alma. Os sacerdotes deveriam viver e ser conduzidos através de instruções básicas, conforme vemos no livro de Levítico. Eles tinham uma função especifica na comunidade, mas não era a única função determinada por Deus.

O chamado de falar do amor de Deus não é somente dos/as pastores/as. Todos nós fomos chamados por Deus para exercer algo específico; somo ministros de Cristo em todas as áreas da sociedade naquilo que exercermos como função.

Portanto, o primeiro chamado da Igreja é ser luz nesta terra (Mateus 5.13), mostrando ao perdido o caminho para Cristo. A igreja, enquanto “prédio”, é relativamente incapaz de realizar essa função. Mas, a Igreja enquanto “pessoas” é capaz de realizar essa tarefa nos diferentes lugares onde se encontram.

Neste sentido, meu/minha querido/a irmão/ã, neste dia, eu encorajo você a ser Igreja para além das quatro paredes. O que fazemos nas quatro paredes do templo é precioso. É neste lugar que temos a oportunidade de adorarmos a Deus enquanto família; é neste lugar que somos capacitados e encorajados através da palavra; e, é neste lugar que experimentamos o maior nível possível de comunhão. Mas, este lugar é também um tanto quanto confortável para nós. E nós somos chamados para além dele. A Igreja não precisa ser luz onde já existe luz, mas, sim, em meio às trevas.

Por isso, seja Igreja fora das paredes do prédio. Brilhe onde está escuro, cumpra o ide e o ministério da reconciliação, leve cura onde há doença, libertação onde há cativos, esperança onde há sofrimento, alegria onde há tristeza, vida onde há morte. Nós, enquanto Igreja, somos chamados para sermos cristãos; ou seja, pequenos cristos, em todos os lugares em que estamos inseridos.

E é só dessa forma, quando cada um entende a respeito de si mesmo e a respeito do que Cristo fez por nós, que a igreja terá a plena capacidade de influenciar todas as esferas da sociedade. Pois, para que isso seja feito, nós, a Igreja, os cristãos, precisamos estar nestes lugares, conscientes do nosso papel; conscientes de que não estamos onde estamos por nós mesmos, mas sim para revelar Cristo e cumprir nosso papel nesta terra.

Deixe Deus ministrar a você a relevância e o papel dessa maravilhosa obra chamada Igreja. Para que todos nós possamos invadir todos os lugares cheios de amor e autoridade. E possamos sim, fazer a diferença enquanto filhos amados, enquanto Igreja amada do Senhor.

Pra. Joseane Goese