17 de Agosto
Leitura bíblica: Neemias 4.1-23
Todos nós temos obstáculos a serem superados. Podemos falar de obstáculos externos e internos. Neemias, um simples copeiro do rei Atarxerxes, foi o instrumento de Deus para reconstruir os muros de Jerusalém e dar proteção ao povo. Apesar de sua intenção de realizar uma boa obra, os inimigos se levantaram contra tentando impedir a reconstrução do muro.
Aprendemos com ele algumas lições mencionadas no capítulo 4 de Neemias para vivermos a restauração de Deus em nossa vida:
Saber que os obstáculos são inevitáveis (Neemias 4.1-3) – Quer você queira, quer você não queira, o sol nasceu para justos e injustos. Os obstáculos surgem diariamente. Ao superarmos um, surge outro; mas, uma certeza nós temos: não existe obstáculo diante do nosso Deus que não possa ser removido.
Não podemos desanimar (Neemias 4.6) – O texto diz que o povo estava totalmente dedicado ao trabalho. Quando nos envolvemos com o Reino de Deus, somos renovados em nosso ânimo e força. Você está comprometido com o Reino de Deus?
Fechar as Brechas (Neemias 4.7) – O inimigo não pôde avançar, atacar Jerusalém, porque as brechas tinham sido fechadas. Sabe por que a vida de muitos não anda, não melhora, não muda? Porque dão legalidade ao diabo deixando brechas no seu casamento, no seu trabalho, na vida como um todo e principalmente no seu relacionamento com Deus. Você tem brechas na sua vida?
Não abaixar a guarda (Neemias 4.16-17) – Enquanto o povo construía o muro, outra metade ficava de guarda. O mais interessante neste texto é que, aqueles que transportavam o material faziam o trabalho com uma mão e, na outra, tinham a arma. Nós não levamos os ataques do inimigo a sério; lutamos com armas inadequadas e muitas vezes somos atingidos por seus golpes. Em 1ª Coríntios 10.12, Paulo diz: “aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair”. Nunca, jamais, deixe vulnerabilidade em sua vida; mantenha a guarda levantada através da oração e dedicação à leitura da Palavra de Deus.
Estar unido ao povo de Deus (Neemias 4.19) – Neemias deu uma ordem de comando: “juntem-se a nós, ali nosso Deus lutará por nós”. Precisamos estar unidos num só corpo; precisamos que você se junte a nós, em oração, no bom testemunho, na sua fidelidade no dízimo e no seu serviço na casa de Deus.
A palavra unidade no hebraico (yahad), significa: unanimidade de sentimento, afeição, ou conduta tal que deveria existir no meio do povo de Deus (Salmos 133.1). A unidade da fé (Efésios 4.13), no grego (henotes), significa: unanimidade dos cristãos nas mesmas verdades de Deus; e, a possessão da graça e fé no mesmo grau e de forma similar. Em João 17.22-23, Jesus, em sua oração, fala com o Pai: “Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos: eu neles e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste, e os amaste como também amaste a mim”.
Andar em unidade significa unir os nossos corações, dons e talentos por um alvo, que é Jesus. Não importa se o meu temperamento não é igual ao seu ou se eu não tenho muitas coisas em comum com você. O que importa é se Deus é o nosso alvo em comum. O amor de Deus é um amor voluntarioso e incondicional. Então, quando recebemos esse amor, somos capacitados por Ele para amarmos o nosso irmão incondicionalmente.
O povo de Israel concluiu a construção do muro em 52 dias por causa do esforço do povo, seu comprometimento, sua fidelidade e submissão a Deus. Temos inúmeros desafios a frente e só venceremos com unidade, participação e envolvimento.
Pr. Marcelo Barros