LIÇÕES

Devocional 17-08

17 de Agosto

Leitura bíblica: Colossenses 3.12-14

O apóstolo Paulo descreveu os cristãos de Colossos como deveriam tratar uns aos outros, vivendo e reunindo-se na comunidade. As virtudes que listou não eram qualidades que um eremita precisaria para viver isoladamente – eram sobre amar e viver bem com os outros. Paulo sabia que ser compassivo, gentil, humilde, paciente e perdoador produziria uma comunidade fortemente ligada, pertencente e ávida de perseguir o propósito. Uma comunidade de fé genuína, composta por cristãos autênticos, deveria seguir o exemplo perfeito de Jesus; assim, atrairia a sociedade em geral para Jesus Cristo (1ª João 2.6).

Tratar uns aos outros com amor é essencial para qualquer comunidade de fé e, certamente, é prioridade para igrejas que buscam o padrão neotestamentário, estilo de vida a partir da vivência em células. Quando nos amamos, exercemos compaixão, bondade, perdão e muito mais. Dessa forma, demonstramos que nos preocupamos uns com os outros, gerando um grau de confiança inabalável. Você consegue se lembrar de uma época em que alguém o tratou com alguma das qualidades abordadas nesta passagem das Escrituras Sagradas? Como isso afetou a maneira como você vê o genuíno evangelho de Cristo? Isso mudou o seu caminho e o seu relacionamento com os outros?

Paulo definiu essas virtudes como vitais para todos os seguidores de Jesus. “Existe um estilo de vida padrão para aqueles que testemunham o evangelho de Cristo.” Paulo também afirmou em Romanos 3.23 que todos nós, por nossos próprios esforços, ficamos aquém desse padrão; contudo, pelo Espírito Santo podemos nos superar na vida em comunidade. Em quais relacionamentos em sua vida você poderia usar um pouco (ou muito) mais compaixão, bondade, humildade, gentileza, paciência, perdão e amor?

Que possamos manifestar tais virtudes em nosso dia a dia, na vida e missão de nossa comunidade de fé e serviço!

Em Cristo,

Wesley Nascimento | Pastor