LIÇÕES

Devocional 17-11

17 de Novembro

Leitura bíblica: Mateus 9.36-38

O texto se inicia dizendo que Jesus viu a multidão e se compadeceu dela. Jesus viu o estado em que a multidão estava. Compadecer-se é usar de bondade para com a multidão. Ali também na época estavam os sacerdotes e seus discípulos, mas o texto deixa claro o sentimento de Jesus para com a multidão. As multidões – o povo, o mundo em que vivemos – necessita do Evangelho de Jesus Cristo, necessita de desfrutar da bondade do Senhor.

O ser humano carece de direção, pois, segundo o olhar de Jesus está aflito, exausto e sem saber o que fazer com a própria vida, e é incapaz de ver a sua própria situação. Então, Jesus usa da Sua bondade para direcioná-lo. Mas, Jesus Cristo vê, se compadece da multidão e compara o comportamento da mesma (aflita e sem direção), como ao de ovelhas que não têm pastor.

A ovelha (animal) não tem liderança. Elas não têm uma líder para seguir; elas vão aonde a maioria vai. Se uma ovelha, por impulso, se deslocar para fora do rebanho, as outras poderão segui-la. Por isso, Jesus usa de bondade para que nenhuma saia do aprisco, ou melhor, do seu cuidado. Jesus se entregou à mais profunda angústia e aflição, padecendo exausto na cruz; e por amor às multidões. E por isso, ordena que seja dito a este mundo o Evangelho: já veio Aquele que pode dar-lhe verdadeiro sentido, “Jesus Cristo”, a boa nova de que já veio o pastor que reúne o Seu rebanho num ato de pura bondade.

Jesus continua vendo as multidões nos dias atuais e se compadece delas mediante seus atos de bondade. Agora, tudo que importa é que as vejamos assim também: com os Seus olhos de misericórdia, bondade, amor que procura para salvar o que está perdido. Vale lembrar também que a missão entregue por Jesus de evangelizar não é papel exclusivo de um/a líder. Isso é um dever de todos que um dia o aceitaram como Senhor e Salvador. Por mais importante que seja a função do/a pastor/a, a responsabilidade da multiplicação do rebanho é de todos.

Os discípulos foram capacitados por Deus em Sua missão. Onde os discípulos começaram o ministério? Segundo essa passagem, Jesus os enviou aos oprimidos, aos pobres, aos que estavam sob o cativeiro, debaixo da escravidão de hábitos que controlavam suas vidas. Eles estavam começando a ceifar exatamente onde Jesus iniciou Sua colheita: entre as ovelhas perdidas, entre os cativos, os de coração angustiados, os oprimidos, os transtornados, os prisioneiros, os pobres, leprosos, os cegos, os que choram.

O que esta Palavra nos ensina é que, para realizar essa grande missão, é necessário ter sido forjado, para que haja credibilidade no anúncio e na aceitação do Evangelho. O Senhor Jesus está forjando trabalhadores/as. Este processo de forja explica porque os trabalhadores/as são poucos. Os que são verdadeiramente chamados à colheita são chamados a suportar o refinamento, os fogos usados para dar a forma, e o martelar contínuo. Mas, não muitos conseguem permanecer na grande missão.

É por isso que Jesus busca trabalhadores/as que tenham se submetido ao fogo e tenham sido forjados. Ele quer um povo que se levante diante do mundo e proclame: “o Senhor Jesus está comigo! Estou habilitado para a grande colheita”. A colheita só se realizará quando as nossas vidas refletirem o poder transformador do Evangelho que pregamos. Então, poderemos ser trabalhadores/as da seara, pois estaremos cheios da bondade de Deus para a grande colheita.

Pra. Rosemary Barbosa