LIÇÕES

Devocional 17-11

17 de Novembro

Leitura bíblica: Êxodo 18.13-26

Desde os tempos bíblicos mais remotos, somos levados a aprender uma lição: “não se faz a obra de Deus sozinho ou sozinha”. Talvez logremos êxito, acaso desejemos efetuar de forma individual qualquer obra para nossa própria glória, ou para nossa própria satisfação, tal qual a edificação de uma casa; a criação de um maquinário inventivo; o desenvolvimento de um livro….  Porém, em relação à obra do Senhor, observamos que, desde o Antigo Testamento, o próprio Deus faz com que se registre conselhos como o de Jetro a Moisés, no qual fica estabelecido a inconsistência em existir um herói humano, um super-homem ou supermulher. Para a execução da obra do Senhor, há a necessidade da cooperação de todos os irmãos e irmãs, o trabalho em conjunto, a divisão de tarefas é de responsabilidades de cada uma das partes envolvidas.

O projeto de Deus para Seu povo, projeto no qual Moisés era o líder naqueles dias do êxodo, enfrentou vários desafios. Estes desafios eram dinâmicos e nem todos podiam ser previstos. Caso Moisés não tivesse acatado o conselho de seu sogro e divido tarefas, correria o risco de o povo jamais ter conseguido atravessar o deserto, tanto eram as demandas que recaíam sobre o seu líder. Este, até aquele instante, centralizava quase todas as decisões e muitas das execuções. Pois bem: temos à nossa frente o planejamento 2022-2028, sobre o qual estamos orando já há algum tempo.

Para concretude de todo o planejamento de 6 anos ora proposto, será necessário que todos os membros, pastores e pastoras da Igreja Metodista Central, se envolvam, cada qual com sua responsabilidade, empregando seus dons e talentos, mantendo a fé e disposição durante todo o tempo, permanecendo fiéis nas contribuições e orações. Aqueles que são coordenadores de ministérios, líderes de células, professores de Escola Dominical têm suas responsabilidades elevadas, uma vez que coordenam grupos que desempenham seus ministérios. Da mesma forma, objetivam a conclusão de cada uma das partes deste grande planejamento. Estas partes se somam em uma só, que é o que cremos ser uma só parte da obra do Senhor para esta cidade.

Sigamos em frente, em oração e convictos de que, sendo a obra do Senhor, somos mais do que vencedores em concluí-la com a ajuda do nosso Deus.

Pr. Marcos Ferreira