17 de Dezembro
Leitura bíblica: Lucas 1.34-38
O mensageiro de Deus prometeu que Maria teria um filho. Mas, a realidade biológica era completamente oposta à realidade humana (Maria era virgem). Isto, certamente, excluía a possibilidade, a viabilidade, de uma gravidez. Na época de Maria, as pessoas não tinham todo o nosso conhecimento médico, mas entendiam os fundamentos da reprodução humana bem o suficiente para saber que uma virgem NÃO podia estar grávida. Então, é claro que Maria lutou para acreditar nas palavras do anjo – mas, no final, ela acreditou. Por mais jovem que fosse (provavelmente no início da adolescência), Maria sabia que servia a um Deus que é livre para fazer coisas muito incomuns. E, o anjo ressaltou que: “nada é impossível para Deus”.
Deus nos concede presentes que ultrapassam a lógica humana. A humanidade recebeu, a partir de então, o melhor presente de todos os tempos: Jesus! As Boas Novas que geram vida plena, abundante! Maria não tentou esconder seus questionamentos (versículo 34). Pelo contrário: ela estava aberta à resposta do anjo. Sua resposta final foi um modelo inspirador para nós: “eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela” (Lucas 1.38).
O que é necessário para você responder ao chamado de Deus como Maria? Suas experiências de vida o ajudam ou impedem de acreditar e confiar plenamente nas Boas Novas sobre o incrível amor de Deus por você e por toda a humanidade? O maior presente que poderíamos receber foi a doação generosa do filho de Deus para redimir os nossos pecados e culpas. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).
Em Cristo,
Pr. Wesley Nascimento